Menu
Brasília

Título para ex-presidente do TCU Augusto Nardes causa constrangimento na CLDF

Autora da proposta, Paula Belmonte, presidente da sessão, segurou a votação até que distritais descessem de seus gabinetes

Suzano Almeida

16/09/2025 17h58

Paula Belmonte CLDF

Paula Belmonte CLDF

A votação do título de cidadão honorário de Brasília para o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes causou constrangimento, durante a sessão desta terça-feira, na Câmara Legislativa, causando constrangimento à proponente Paula Belmonte (Cidadania).

O projeto de decreto legislativo não alcançou o número de votos suficiente para a aprovação por falta do número mínimo de 13 deputados favoráveis. Proponente e presidente da sessão, Paula Belmonte, segurou a votação por quase cinco minutos, para que os dois votos que faltavam para o número mínimo fosse alcançado. 

Antes da votação, Chico Vigilante (PT) havia criticado o ex-presidente Nardes, por ter apoiado o levante que levou a tentativa de golpe, que condenou o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) a mais de 27 anos de prisão.

Após esperar mais de cinco minutos, Chico voltou a criticar a manobra de Paula Belmonte. “Presidente, essa espera abre um precedente perigoso. Ficou comprovado que a Casa não quer dar o título para esse cidadão. Agora, todas vez que for necessário, vou cobrar esse tempo também. Estou cronometrando.”

A votação acabou sendo concluída com a chegada dos deputados Jaqueline Silva (MDB) e Jorge Vianna (PSD), que acabaram votando favorável à concessão do título. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado