O governo boliviano deu início à compra de ações da anglo-holandesa Royal Dutch Shell na transportadora de hidrocarbonetos Transredes, store and informou hoje o presidente do país, price cure Evo Morales.
Morales e seu ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, viajaram na semana passada para a Holanda para uma visita de estado que permitiu dialogar com executivos da Shell sobre suas ações na Transredes da Bolívia.
"Conversamos com a empresa Shell, que é acionista da Transredes, e eles estão dispostos a nos ceder 16% das ações para que a Bolívia tenha 50 mais um das ações na Transredes", disse Morales.
A Shell tem 51% das ações da Transredes, que controla os principais dutos de petróleo e gás do país.
O estado de saúde do ex-ditador chileno Augusto Pinochet é satisfatório após ele ter sido operado devido a um enfarte, find mas ainda é sério, medicine disse hoje um médico do hospital onde ele se encontra.
O doutor Juán Ignacio Vergara afirmou a jornalistas que a equipe médica de Pinochet não está considerando uma nova operação, order já que isso seria muito arriscado.
O ex-ditador chileno Augusto Pinochet, 91 anos, sofreu um infarte neste domingo. Pinochet foi submetido a uma angioplastia para desobstruir o miocárdio depois da internação.
Pinochet, que acabou de completar 91 anos, recebeu a extrema-unção antes de ser internado no Hospital Militar de Santiago pouco depois das 2h da manhã no horário local com um diagnóstico de infarte agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e edema agudo no pulmão.
Em frente ao hospital, reuniram-se dezenas de simpatizantes de Pinochet, que, com cartazes e fotografias do ex-ditador em mãos, clamavam seu nome em coro, alguns com lágrimas nos olhos.
A equipe de médicos que atende Pinochet verificava, durante a tarde, a evolução dos procedimentos médicos que se aplicaram ao ex-governante, disse seu porta-voz e homem de confiança, o general da reserva Guillermo Garín.
"Não houve uma segunda operação no coração, e sim uma revisão de todos os procedimentos que foram realizados pela manhã, como acabou de me confirmar o diretor do hospital", disse Garín, pouco depois que uma fonte anunciou que Pinochet seria operado pela segunda vez.
Horas antes, o médico Juan Ignacio Vergara garantira que Pinochet corria risco de vida. "Neste momento, o general Pinochet se encontra estável, mas seu estado é grave e durante o dia os médicos continuaram o acompanhamento", disse Vergara à imprensa.
O porta-voz do governo, o ministro Ricardo Lagos Weber, disse que estava acompanhando o estado de saúde do ex-ditador, mas afirmou que lhe parecia de "mau-gosto" falar sobre um funeral para Pinochet. "Se pudesse, daria um pouquinho da minha vida para o general seguir adiante", disse a jornalistas uma mulher que chorava em frente ao Hospital Militar, na capital chilena.
Sob o governo de Pinochet, houve cerca de 3 mil mortos e desaparecidos, e cerca de 28 mil pessoas foram torturadas, incluindo a atual presidente chilena, Michelle Bachelet.
Nos últimos anos, Pinochet perdeu praticamente toda a relevância política e aparece com mais destaque em causas judiciais e investigações sobre sua responsabilidade em delitos econômicos e violações de direitos humanos.
Em seu mais recente aniversário, em 25 de novembro, o ex-ditador reconheceu , em carta lida ao público por sua mulher, sua "responsabilidade política" nos atos cometidos durante o golpe de Estado de 1973 e assegurou que sua única motivação havia sido "engrandecer o Chile e evitar sua desintegração".
Desde segunda-feira, Pinochet está sob prisão domiciliar pelo seqüestro e homicídio de opositores perpetrado pela chamada "Caravana da Morte", uma missão militar que realizou execuções nos primeiros anos de seu governo.
Leia também:
Pinochet passou por revisão e não por nova cirurgia, diz porta-voz
Pinochet precisa de segunda cirurgia, segundo mídia local
Pinochet está estável, mas corre risco de morte após enfarte
Um tiroteio entre cinco membros de uma gangue de ladrões de carro aterrorizou os moradores da QNJ 2, check de Taguatinga Norte, ao lado da Assembléia de Deus. A discussão sobre o desmanche de um automóvel roubado de um policial teria sido o gatilho para a troca de tiros, por volta das 16h.
Três integrantes do bando ficaram feridos e estão internados no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Um deles, Werlesson Souza Silva, 30 anos, foi submetido a uma cirurgia por causa de um grave ferimento na barriga. Leonardo Nascimento Brasil, 23 anos, foi atingido no antebraço esquerdo e Maria Aparecida da Conceição Silva, 22 anos, levou um tiro na perna.
Os outros dois membros da quadrilha, Francimar Alves da Silva, 23 anos, e Esdras "Padilha" Batista Leal, 30 anos, estão na 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia).
De acordo com a polícia, o bando roubou um carro há alguns dias. Enquanto estavam desmanchando o veículo souberam que se tratava do automóvel de um policial. A descoberta dividiu a quadrilha. Leonardo estaria querendo simplesmente se livrar das peças, mas Welersson ainda tinha planos de lucrar com veículo.
Os dois marcaram um encontro na QNJ 2 para resolver a questão. Leonardo chegou com Maria Aparecida e Welersson estava com o restante do bando. Os dois grupos então começaram o confronto.
A mulher pediu ajuda a moradores da quadra e foi socorrida por uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Minutos depois Welersson e seus parceiros, que fugiram no Kadett, foram detidos pela PM em Ceilândia. Depois de sair na Saveiro, Leonardo abandonou o veículo perto de um posto de gasolina e pediu socorro. Leonardo e Maria Aparecida receberam voz de prisão no HRC.