Cerca de 5 mil funcionáros terceirizados do Governo do Distrito Federal vão, a partir desta quinta (18), paralisar todas as atividades. A decisão foi tomada em assembleia na manhã desta quarta (17). A categoria reivindica o reajuste salarial e do tíquete-alimentação, acordado há sete meses e que, até hoje, não entrou em vigor.

De acordo com o Sindiserviços, estão participando do protesto,os funcionários de limpeza, conservação, manutenção, merendeiras de escolas públicas e de órgãos do GDF. As empresas responsáveis são a Planalto Service, Juiz de Fora, G & E Serviços, Real JG Serviços e Servegel Apoio.
As empresas justificam que não concederam os aumentos porque não receberam o repasse do governo. De acordo com a Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização, a equipe da Governança-DF analisa a dotação orçamentária para a liberação de verba às empresas. Além dessa secretaria, fazem parte da Governança os titulares da Casa Civil, da Procuradoria-Geral do DF e das Secretarias de de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Com a paralisação, as escolas públicas devem ser as mais prejudicadas. A Secretaria de Educação, porém, não prevê modificação no horário escolar. O expediente também segue inalterado nas administrações regionais, nos albergues da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e nas unidades de internações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.