Menu
Brasília

Taguatinga ganha Comitê de Transporte

Arquivo Geral

01/11/2012 9h15

Os membros do Comitê de Transporte de Taguatinga tomaram posse na noite desta terça-feira (30) durante reunião do grupo de trabalho. A comunidade, agora, passa a ter um novo canal de diálogo, onde será possível apresentar as demandas dos moradores diretamente ao Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). 

 

O grupo anunciou durante a cerimônia uma das primeiras conquistas para os moradores de Taguatinga. Segundo o diretor Técnico do DFTrans, Lúcio Lima, a cidade irá receber 25 novos abrigos de ônibus.

 

“O objetivo desse grupo de trabalho é dar oportunidade para que a comunidade seja ouvida. Todos esses abrigos que estão sendo instalados foram solicitados pelos próprios moradores. E esperamos até o fim do ano instalar, pelo menos, mais 50 novos abrigos”, afirmou Lima.

 

O comitê, instituídos pela lei distrital nº 239/1992, será presídio pelo administrador regional de Taguatinga, Carlos Jales. Os demais integrantes são escolhidos por entidades representativas da cidade.

“Esse comitê é de grande relevância para Taguatinga. A nossa cidade necessidade de um debate amplo sobre a questão do trânsito, pensar no hoje e nos próximos 50 anos. Todo o grupo está empenhado em buscar atender as demandas dos moradores de forma a valorizar a nossa cidade, sem nenhum tipo de agressão”, ressaltou o presidente do Comitê de Trânsito de Taguatinga, o administrador Jales.

 

O presidente da Associação dos Usuários do Transporte Urbano do Distrito Federal e do Brasil (AUTRAC), Vidal Guerra, aprovou a iniciativa de reunir governo e comunidade para debater a situação do transporte público na cidade. 

 

“Em 1998, quando fundamos a AUTRAC, era apenas um grupo pequeno lutando pela melhoria no transporte público. Agora, ver governo e sociedade, juntos, pensando em soluções e ações é muito positivo. É importante ver esse empenho por parte da Administração de Taguatinga e do DFTrans, em querer oferecer um transporte de qualidade”.

 

Guerra frisou que o trabalho será intensificado para que as ações não fiquem apenas no papel. “Essa é a primeira vez que estamos vendo o governo se preocupar com o sistema de transporte como um todo, seja com o usuário e com suas precariedades. Vamos trabalhar em conjunto para que possamos cobrar que estas ações sejam realmente implantadas”, disse.

 

O prefeito comunitário da QND e da Praça do Bicalho também esteve presente na reunião. “Estamos muito felizes em poder participar de um grupo que tem vontade de trabalhar para o bem da nossa cidade. Taguatinga precisa de ações concretas e vamos, junto com o governo, transformar o sistema de transporte da nossa região”.

 

A próxima reunião do Comitê de Transporte de Taguatinga foi agendada para o dia 28 de novembro, no auditório da administração regional. 

 

O prefeito da QND e da Praça do Bicalho, Wesley de Sousa, durante o encontro, aproveitaram para apresentar também algumas medidas urgentes para o transporte público em Vicente Pires. 

 

Agora, os moradores contam com um canal para apresentar demandas diretamente ao Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

 

“É importante estarmos mais próximos da comunidade. Também é central o papel da administração no processo, principalmente na questão da divulgação”, opina o administrador do Núcleo Bandeirante, Elias Carneiro, que presidirá o comitê.

 

Para ele, as principais demandas da região são a construção de abrigos e a criação de linhas. “Precisamos de mais veículos nos horários que não são de pico e novas linhas circulares que também passem pela Candangolândia e Riacho Fundo. Além disso, precisa melhorar o acesso à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) recém-inaugurada”, exemplifica.

 

Os Comitês de Transporte Coletivo são formados por membros escolhidos por entidades representativas das respectivas localidades. Os integrantes levantam as demandas da população, em reuniões que acontecem periodicamente, e elaboram atas para formalizar as demandas.

 

“Precisamos de um terminal de passageiros na Quadra 06, às margens da EPIA (Estrada Parque de Indústria e Abastecimento). Creio que essa seja uma das principais demandas dos moradores”, diz o representante das Associação das Micro e Pequenas Empresas do Núcleo Bandeirante, Marílio Manata.

 

“No comitê, a população tem liberdade para criticar e fazer as sugestões”, ressalta o diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima, que esteve presente na posse. Lúcio destacou ainda o esforço que o GDF vem realizando para melhorar a qualidade do transporte coletivo. “Vamos construir mais de 400 novas paradas até o final do ano. Também já estamos com a licitação para a renovação da frota em andamento”, lembrou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado