Menu
Brasília

Taguatinga avança na formação do Conselho Regional de Cultura 2026-2029

Apenas a região administrativa atinge o mínimo de nove candidatos habilitados da sociedade civil para prosseguir com o processo eleitoral.

Redação Jornal de Brasília

09/03/2026 19h11

ccdf

Foto: Divulgação/Secec

O Conselho de Cultura do Distrito Federal divulgou o resultado final da etapa de diligências e habilitações das candidaturas para a composição dos Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) no triênio 2026-2029.

De acordo com o edital, cada região administrativa precisa registrar ao menos nove representantes da sociedade civil habilitados para formar o CRC. Somente Taguatinga alcançou esse quantitativo mínimo, permitindo a continuidade do processo eleitoral na região.

Em Taguatinga, dez candidaturas foram habilitadas após análise documental, representando diferentes segmentos da sociedade civil com atuação cultural, incluindo representantes comunitários e da área de acessibilidade cultural.

As demais regiões administrativas não atingiram o número mínimo exigido. Nesses casos, a normativa prevê a possibilidade de novos chamamentos públicos para viabilizar a formação dos colegiados.

A próxima etapa será o cadastro dos eleitores para a votação na escolha dos representantes da sociedade civil no conselho regional. O formulário eletrônico estará disponível entre 9h de 10 de março e 18h de 16 de março de 2026, no site do Conselho de Cultura do Distrito Federal.

Os CRCs atuam como instâncias consultivas e de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para identificar demandas locais, acompanhar políticas públicas e fortalecer ações culturais nas regiões administrativas.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail conselhodecultura@cultura.df.gov.br ou pelo telefone (61) 3325-5212, em horário comercial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado