Marcus Pereira
marcus.eduardo@jornaldebrasilia.com
O atleta da categoria sub-22 do Uniceub/BRB David Henrique Conrado Meira, de 19 anos, sofreu um grave acidente no treino desta quinta-feira (12), preparatório para a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
Ao final do treino, David e os outros jogadores realizavam as tradicionais enterradas, quando o jovem pivô, que tem 2,07m de altura, foi cravar a bola na cesta e viu a tabela inteira desabar sobre seu corpo, atingindo a região do pescoço. Com o peso e o impacto no chão, o garoto ficou desacordado.
Imediatamente, David foi socorrido por um brigadista que se encontrava no ginásio da Asceb, na 904 Sul. O médico Ernesto Osterne, que estava nas imediações do clube, foi um dos primeiros a chegar após os primeiros socorros. “Eu estava dando uma palestra e me chamaram, dizendo que um garoto tinha caído sob a tabela”, contou o médico. David Henrique teve duas paradas cardiorespiratórias ainda no local, mas o pronto atendimento e a rápida chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram essenciais para que o atleta fosse levado com vida ao Hospital de Base.
Até o fechamento desta edição, o quadro de David continua grave. O jovem pivô foi transferido para a UTI do Hospital de Base, após ter realizado uma tomografia. O atleta ainda se encontra desacordado, respirava por aparelhos e corria risco de morte. Por ter sofrido uma pancada na coluna servical, David pode ter sequelas, mas os médicos ainda não conseguem prever. “Ligaram para a avó dele, em casa, dizendo que ele tinha se acidentado no treino. Eu já joguei basquete e não achei que pudesse ser algo tão grave. Só depois que os amigos dele me ligaram, dizendo que o garoto estava desacordado, quando já estavam aqui no hospital”, contou o pai do jovem, Márcio Meira.
Leia mais na edição desta quinta-feira (12) do Jornal de Brasília.