Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 28º Batalhão (Gtop 28) prenderam, na tarde deste domingo (18), um homem suspeito de roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo, após uma ocorrência que mobilizou diversas equipes e contou com apoio aéreo da Polícia Militar do Distrito Federal.
A ação teve início por volta das 17h15, quando um motorista acionou a PM informando que um Hyundai HB20 azul havia colidido contra um poste nas proximidades da Universidade de Brasília, na DF-459. Segundo o relato, o condutor desceu do carro armado, pulou a cerca da universidade e fugiu.
No local, os policiais constataram as avarias no veículo e, em contato com seguranças da UnB, confirmaram que o suspeito havia invadido o campus portando uma arma de fogo. Como a universidade estava fechada por ser domingo, a equipe entrou na área interna em busca do homem.
Durante as diligências, os militares foram informados de que o suspeito havia pulado novamente a cerca e seguido em direção ao Instituto Federal de Brasília (IFB). Nas proximidades, trabalhadores relataram a presença de um homem transtornado, com ferimentos no rosto, que teria escondido uma arma de fogo junto à base de concreto de um alambrado. O armamento foi localizado e apreendido.
Ao receber ordem de prisão, o suspeito passou a correr em direção a uma área de mata nos fundos da UnB. Foi montado um cerco policial e solicitado apoio do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop). Com o auxílio do helicóptero, o homem foi localizado e preso.
Durante a abordagem, o suspeito apresentava sinais de alteração e afirmou ter feito uso de clonazepam. Um frasco do medicamento foi encontrado em sua mochila. As equipes também confirmaram que o veículo envolvido no acidente havia sido roubado minutos antes na região de Samambaia.
O homem foi encaminhado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) para atendimento médico, em razão de lesões no nariz provocadas pelo acionamento do airbag. Em seguida, foi conduzido à 15ª Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso em flagrante. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre .32 com quatro munições intactas, além do celular da vítima e do próprio autor.