Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br
Os jovens que ainda não atingiram a maioridade encontrarão maior dificuldade para comprar bebidas alcoólicas . O Grupo Pão de Açúcar implementou um novo sistema que impede a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, nas 11 lojas do supermercado no Distrito Federal, além de cinco unidades do Hipermercado Extra e duas do Assaí Atacadista. Nesses estabelecimentos, os clientes que quiserem comprar qualquer bebida com algum teor de álcool deverão apresentar um documento com foto e, após a identificação do sistema, a compra será concluída.
Ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica no caixa, o código de barras do item é identificado e, com isso, o operador solicita o documento do cliente, além de ter de digitar a data de nascimento e o número da identidade do consumidor. Quando acusada a maioridade do comprador, o produto é liberado. No entanto, se o aparelho identificar idade menor que 18 anos o consumidor não conclui a compra.
“Nossa preocupação é com a responsabilidade social. O Grupo Pão de Açúcar tem essa importância”, explica Onofre Silva, diretor regional do supermercado Pão de Açúcar. Segundo ele, todos os operadores foram treinados e orientados quanto ao novo procedimento. “Os funcionários sempre solicitavam o documento de identidade, mas não tínhamos certeza que todos realizavam o mesmo procedimento. Agora o processo é padrão”, explica.
Leia mais na edição desta sexta-feira (30) do Jornal de Brasília.