A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) lançou a segunda fase da Operação Suor Sagrado nesta terça-feira (13), visando desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro operado por uma quadrilha de estelionatários. Sob a coordenação da 35ª Delegacia de Polícia, a operação incluiu o cumprimento de dois mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão em diversos locais do Distrito Federal.
Na primeira fase da operação, realizada em abril deste ano, quatro estelionatários foram presos. Eles foram responsáveis por aplicar golpes em mais de 40 vítimas em Sobradinho e outras áreas do Distrito Federal. As investigações iniciais revelaram que o grupo usava métodos complexos para enganar suas vítimas e arrecadar grandes somas de dinheiro.
A atual fase da operação visa desarticular a rede financeira da quadrilha. Os envolvidos compraram diversos eletrônicos de origem ilícita com o dinheiro obtido através dos golpes. As investigações também estão focadas nos fornecedores desses produtos, que são suspeitos de estar envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro.
O grupo criminoso usava os recursos financeiros obtidos ilegalmente para adquirir eletrônicos de procedência duvidosa. Esses itens eram então vendidos no mercado negro, permitindo que a quadrilha lavasse o dinheiro. O delegado-chefe da 35ª DP, Ricardo Viana, comentou: “A investigação mostrou que a quadrilha tinha uma estrutura organizada e complexa. A segunda fase da operação visa desmantelar essa estrutura e recuperar os bens adquiridos com os lucros ilícitos. Alguns dos alvos estão envolvidos em um esquema maior de descaminho e contrabando, que já enviou mais de um bilhão de reais para o exterior através da aquisição de eletrônicos ilegais.”