A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) disponibilizou o calendário das reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para o mês de fevereiro. Os horários e locais dos encontros podem ser consultados no site da instituição.
Os Consegs são espaços abertos e participativos que permitem à população apresentar demandas, propor soluções e acompanhar as ações das forças de segurança em cada região administrativa do DF. As reuniões contam com representantes da SSP-DF, forças de segurança e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), debatendo temas como patrulhamento, iluminação pública, ocupação de espaços, trânsito e prevenção à violência.
“Os Consegs cumprem um papel estratégico na consolidação de uma política de segurança cada vez mais próxima do cidadão. Eles são uma ponte fundamental entre a gestão pública e as demandas da população”, destacou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. Ele enfatizou que a participação popular é essencial para a política de Segurança Integral em curso no Distrito Federal.
Para o secretário-executivo Institucional e de Políticas de Segurança Pública, Paulo André Vieira Monteiro, os Consegs são fundamentais para políticas públicas mais eficientes. “Somente em 2025, mais de sete mil pessoas participaram dos encontros realizados em todo o Distrito Federal”, afirmou, destacando que essas reuniões geram demandas e acompanham ações em andamento.
Os Consegs integram o eixo Cidadão Mais Seguro, do Programa Segurança Integral, instituído pelo Decreto nº 45.165/2023, que articula ações entre governo e sociedade civil para promover ambientes mais seguros.
O subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Gustavo Danzmann, ressalta que a participação é aberta a todos os moradores, sem necessidade de inscrição prévia. Atualmente, o DF conta com 45 Consegs em funcionamento, sendo 36 em áreas urbanas e 9 em rurais, além de dois em fase de criação na Arapoanga e em Samambaia (Conseg II).
Em 2025, mais de 7 mil cidadãos participaram de 257 reuniões, resultando no encaminhamento de aproximadamente 3.176 demandas aos órgãos competentes.