Menu
Brasília

SSP-DF cria ponto prioritário para mulheres no festival Verão R2

Iniciativa, em parceria com produtores do evento e empresa de transporte, visa prevenir riscos no retorno dos shows com vagas exclusivas para motoristas mulheres.

Redação Jornal de Brasília

23/01/2026 16h13

Foto: Divulgação/SSP-DF

Foto: Divulgação/SSP-DF

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) implementou um ponto de embarque prioritário para mulheres durante o festival Verão R2, realizado no Setor de Clubes Sul. A medida, testada no último final de semana, faz parte de uma parceria firmada em 2024 entre a SSP-DF, a R2 Produções e Eventos e a empresa de transporte por aplicativo Belascar, com o objetivo de promover ambientes mais seguros para o público feminino em grandes eventos.

A iniciativa integra o Protocolo Por Todas Elas, que estabelece diretrizes para prevenção, acolhimento e encaminhamento em casos de risco ou violência contra a mulher. O ponto funcionará continuamente até o fim do festival, em 15 de fevereiro, garantindo atendimento prioritário no retorno das participantes após os shows, momento considerado sensível.

Estruturas especiais foram criadas para embarque e desembarque, incluindo vagas exclusivas para motoristas mulheres vinculadas a aplicativos de transporte e taxistas. O local será identificado com faixas e um balão inflável para facilitar a visualização e ordenar o fluxo de pessoas e veículos.

“Esta ação é um exemplo claro de como parcerias fortes podem gerar mudanças significativas na segurança das mulheres no Distrito Federal”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. Ele destacou o objetivo de alcançar o feminicídio zero e posicionar o DF como referência na redução da violência contra a mulher.

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, enfatizou que a medida amplia a proteção em eventos e fortalece a percepção de segurança, especialmente no deslocamento para casa. “Nosso compromisso é estar onde as mulheres estão, garantindo que todas tenham acesso às informações e recursos necessários para uma vida digna e segura”, disse.

A ação está inserida no projeto Parceiro da Segurança, que une o setor público e privado na prevenção de crimes por meio de orientações e iniciativas práticas. Ela também compõe o eixo Cidadão Mais Seguro, do programa DF Mais Seguro, promovendo a participação da sociedade civil no combate à criminalidade com apoio de inteligência e tecnologia.

Com informações da SSP-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado