Na mochila, um computador para passar o tempo, livro de auto-ajuda e dois terços que ganhou da mãe. Tudo para ajudar a diminuir a ansiedade da estréia. A brasiliense Fernanda Alvarenga cai na água hoje, às 19h, para sua primeira prova em Jogos Pan-Americanos. Disputará as preliminares dos 100m costas. Além de Fernanda, outra candanga também compete hoje. É a veterana Tatiana Lemos, que vai integrar a equipe do revezamento 4 x 200 livre.
“Preciso baixar meu tempo em um segundo para conseguir entrar na briga por medalha. É nisso que penso o dia inteiro. À noite também. Pelo menos, só sonho com coisa boa. Nunca tive o pesadelo de achar que vai dar tudo errado. É muito grande para mim estar aqui. Minha família está envolvida e me parece um momento tão único”, contou Fernanda.
Além da prova de hoje, Fernanda também defenderá o Brasil nos 200m costas. Nessa, está melhor classificada. Na primeira lista da competição, para definir as raias de cada nadadora, a brasiliense ocupa a oitava colocação entre as nadadoras do 200m. Nos 100m, fez o nono melhor tempo. “Minha verdadeira vitória será baixar meu tempo. É uma competição comigo mesma . Não penso nas outras competidoras. Não torço para ninguém ir mal para ter mais chance. Quero me superar”, afirmou.
Aos 20 anos, a caloura não esconde os medos e surpresas de vestir o uniforme do Brasil no Pan. Morar na Vila Pan-Americana, por exemplo, tem sido uma experiência e tanto. “É uma coisa meio big brother sem câmeras.Os horários são todos controlados, todos andam juntos, uniformizados. Todo mundo sabe exatamente o que você está fazendo”, comentou.
No caso de Fernanda, não tem muito onde ser observada. Além dos treinos, a nadadora dedica boa parte do tempo à internet. Na lista de acessos favoritos, um vídeo que ganhou da irmã Verônica, de 17 anos. “Ela me deu assim que conquistei a vaga do Pan. Tem fotos de nós duas e lembranças de vários momentos meus na piscina. Com uma música de fundo que eu adoro escutar. Me acalma. Estou muito sensível”, confessou.
Os momentos de folga também servem para ler o livro “O Segredo”, que ganhou do treinador, Fernando Vanzllan. Uma aula sobre motivação e a importância do pensamento positivo. Solteira, sobra tempo para lembrar da vaidade. Hoje, quando entrar na piscina, Jade estará com as unhas da mão pintadas de verde-e-amarelo. A manicure foi a nadadora brasiliense Manuella Lyrio.
![]() |
