Na tarde desta segunda-feira (29), a Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, no pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), a cerimônia de acolhimento dos candidatos aprovados para o Curso de Habilitação de Oficiais de Saúde (CHOS).
O evento simbolizou a entrada de profissionais da saúde na carreira policial militar, inaugurando uma fase essencial de integração à rotina castrense e de capacitação técnica direcionada ao atendimento da família policial militar e da população do DF.
Ao todo, 35 alunos iniciaram o curso, sendo 25 médicos e 10 dentistas. O CHOS terá duração de seis meses e representa uma fase estratégica para o fortalecimento do quadro de Oficiais de Saúde da corporação, assegurando a continuidade da excelência dos serviços prestados pela Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) e pela Diretoria de Assistência Odontológica (DAO).
Durante a solenidade, o comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília, coronel Leonardo da Silva Fernandes, agradeceu a presença das autoridades civis, policiais militares e dos familiares que prestigiaram os novos alunos. Em sua fala, destacou que os ingressantes já chegam com sólida formação técnica e que, ao longo do curso, esse conhecimento será aliado aos valores institucionais da PMDF, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento do Departamento de Saúde da Corporação.
A diretora da Assistência à Saúde, coronel Juliana Rocha Amorim, manifestou sua satisfação em participar do momento e ressaltou que os novos alunos passam a integrar uma Corporação reconhecida pela excelência, seriedade de sua missão e pela alta qualidade de seus profissionais. Em sua mensagem de boas-vindas, enfatizou que os ingressantes logo perceberão que a PMDF é mais do que uma instituição: é uma grande família.
O tenente-coronel dentista José Afonso Zerbini, diretor em exercício da Assistência Odontológica, também fez uso da palavra. Ele cumprimentou os presentes, parabenizou os novos alunos pela conquista e ressaltou a nobre missão que assumem, além dos desafios inerentes à função. Orientou os futuros oficiais a honrarem seus pacientes, a farda e a Instituição, destacando ainda as melhorias estruturais e humanas implementadas no setor de saúde da PMDF.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o deputado distrital Hermeto; o chefe do Estado-Maior substituto, coronel Fábio Pereira Margarido; o comandante da APMB, coronel Leonardo da Silva Fernandes; e subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública do Distrito Federal, o tenente-coronel Jasiel Tavares Fernandes, representando o Secretário de Segurança.
O evento foi marcado pela emoção dos familiares, que prestigiaram os alunos nesse importante momento de conquista e início de uma nova etapa profissional.
* Com informações da PMDF
*Com informações da Agência Brasília