Menu
Brasília

Solenidade de recepção reúne 1.200 alunos do XII Curso de Formação de Praças

Os novos praças ingressam em um rigoroso processo de formação, com ênfase em ética, disciplina, direitos humanos e excelência no serviço à sociedade, refletindo o alto padrão técnico e organizacional da corporação

Redação Jornal de Brasília

29/12/2025 15h32

29.12. formação de praças. foto divulgação pmdf2

Foto: Divulgação/PMDF

Na manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a solenidade de recepção dos 1.200 alunos do XII Curso de Formação de Praças (CFP), dando início à trajetória acadêmica e profissional dos futuros policiais militares. Os novos praças ingressam em um rigoroso processo de formação, com ênfase em ética, disciplina, direitos humanos e excelência no serviço à sociedade, refletindo o alto padrão técnico e organizacional da corporação.

Durante a abertura do evento, foi enfatizada a importância do curso na transformação da vida dos alunos, tanto pelo preparo técnico e físico quanto pelo fortalecimento de valores como confiança, companheirismo e compromisso com a missão policial militar. A formação foi apresentada como um período de desafios intensos, que consolida laços essenciais para a atuação profissional e para a confiança mútua entre os integrantes da corporação.

Representando o Governo do Distrito Federal, a vice-governadora Celina Leão relembrou os avanços da atual gestão na área da segurança pública: “No nosso governo, tivemos o maior número de policiais contratados e o maior reajuste da história, porque entendemos que homens e mulheres que colocam a vida em risco todos os dias merecem remuneração digna. A partir de hoje, vocês são irmãos de farda, vocês são um só, vocês são o Estado”.

A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, destacou o esforço coletivo da corporação para viabilizar a formação de mais de mil alunos e ressaltou que o curso será exigente, porém essencial para a realidade operacional. “A PMDF é, muitas vezes, o primeiro contato que o cidadão tem com o Estado, e esse contato precisa ser pautado pela honra, respeito e dignidade”, declarou

Encerrando a solenidade, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, ressaltou a missão singular da PMDF na capital do país: “Aqui em Brasília, a PMDF protege não só os cidadãos do DF, mas também as instituições da República, as embaixadas e os poderes da União. Nenhuma outra Polícia Militar tem essa dupla missão. Por isso, o que vocês fizerem pela PMDF será também pelo Brasil”.

*Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal
*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado