Uma equipe formada por quatro cirurgiões plásticos, sete médicos residentes e enfermeiros, técnicos de enfermagem irá realizar 20 cirurgias para retirada de tumores causados por câncer de pele neste sábado (29), durante a manhã, no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Sobradinho. O objetivo é atender pacientes que estavam em lista de espera.
Os pacientes, dependendo do caso, poderão voltar para casa no mesmo dia, disse o coordenador de Cirurgia Plástica da SES-DF, Marcelo Gea. Segundo ele, outros mutirões como esse estão previstos para ocorrerem em julho, agosto e dezembro. Em julho, está marcada a segunda etapa do mutirão deste sábado, quando outros 20 pacientes passarão pelo mesmo procedimento.
Já em agosto, as cirurgias serão feitas nos hospitais da Asa Norte e de Santa Maria, em parceria com a Gerência de Dermatologia, que fará a avaliação de cerca de 500 pacientes que tiveram consultas marcadas pela Central de Regulação da SES-DF. Em dezembro, a cirurgias deverão ser feitas também no Hospital da Asa Norte. Um alerta do cirurgião Marcelo Gea é para que as pessoas estejam atentas ao Sol e que evitem ficar expostas nos horários entre 11h e 15h. “Outra prevenção de suma importância é usar sempre um protetor solar de boa qualidade, com fator de proteção adequado ao tom da pele”, revela. Para o médico, esse tipo de prevenção é fundamental tanto para quem vai viajar como para quem vai ficar na cidade.