Menu
Brasília

Sob os olhares dos Três Poderes do DF, Cleber Lopes recebe título de Cidadão honorário

Jurista criminal e candidato à OAB-DF, foi homenageado pela Câmara Legislativa sob o olhar de Wellington Luiz e Ibaneis Rocha

Redação Jornal de Brasília

26/08/2024 11h28

cleber lopes

Foto: Jornal de Brasília

Por Carolina Freitas e Suzano Almeida

A Câmara Legislativa concedeu, nesta segunda-feira (26/8), o título de cidadão honorário de Brasília para o advogado criminalista Cleber Lopes. A cerimônia, proposta pelo presidente da casa, Wellington Luiz (MDB), foi acompanhado por figuras dos Três Poderes distritais, entre elas o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, Roberval Belinatti.

Há 44 anos morando no Distrito Federal, Lopes atua há pelo menos 25 anos na advocacia. Atualmente, ele concorre à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do DF (OAB-DF).

“Eu recebi essa homenagem com muita alegria. Temos uma convivência de muitos anos, de quando ele ainda era agente da Polícia Civil e eu iniciando na advocacia criminal. Tivemos uma relação de longa data. Ele testemunhou tudo o que eu fiz em Brasília e fico muito feliz com essa homenagem”, declarou Cleber Lopes.

Sobre sua eleição a presidente da OAB-DF, o jurista preferiu se desvencilhar do seu momento político. “Eu quero tratar esse momento como um momento da minha vida pessoal. Um momento que naturalmente coroa muito do que eu já fiz em Brasília, na advocacia e pela sociedade do DF. Pode ser isso tenha alguma importância, mas esse não é o meu foco agora.”

Diante de tantas autoridades e representantes dos Três Poderes do DF, Cléber Lopes afirmou estar feliz com a quantidade de pessoas que compareceram a solenidade, na Câmara Legislativa. “Quem planta flores, colhe flores. Quem semeia vento cole tempestade. Eu a vida inteira plantei flores, fiz bons amigos e cultivei boas amizades e é o que estou colhendo agora presenciando esse tanto de amigos nessa homenagem.”

Autor da proposta que culminou na concessão do título, o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, destacou a importância do advogado para a história do direito no Distrito Federal. “Conheço o Cleber iniciando a carreira e eu presidente do Sindicato da Polícia Civil [do DF]. Ele sempre foi um grande advogado, sensível as causas dos policiais e de todas as pessoas que sempre o procuraram. Sem dúvida nenhuma é um dos maiores criminalistas da história do Distrito Federal e, sem dúvida nenhuma, Brasília ganha muito com a escolha do seu nome. A gente fica extremamente feliz em ser o autor, compartilhando com os demais deputados. Agora, o Cleber é uma escolha nossa.”

O governador Ibaneis Rocha lembrou a trajetória de Cleber Lopes, que foi servente de pedreiro, quando chegou a Brasília, e falou sobre sua relação pessoal com o advogado.

“O Cleber é um grande amigo, nós nos conhecemos na campanha da doutora Estefânia [Viveiros] ainda em 2002. Nós fizemos um belíssimo trabalho cuidando das prerrogativas dos advogados do DF. Eu fui presidente de Comissão de Prerrogativas durante duas gestões e vice-presidente da OAB-DF no mandato da Estefânia. O Cleber sempre esteve nos auxiliando com o seu belíssimo trabalho”, afirmou Ibaneis. “Tenho uma confiança muito grande no Cleber, pelo caráter que ele tem ao tratar os seus clientes. Pelo respeito que ele tem pelas pessoas e a prova maior disso é que ele é o meu advogado. A confiança é total, e eu tenho certeza que ele recebe essa homenagem de forma muito merecida. Brasília só ganha com mais esse cidadão que ama tanto o DF.”

O governador Ibaneis garantiu, ainda, que não usará a máquina do governo para eleger o colega, mas reforçou seu apoio à presidência da OAB-DF. “Eu não vou deixar o governo interferir nas eleições. Eu tenho minha opção pessoal que é o Cleber, mas não vou utilizar a máquina do governo em favor de nenhuma das candidaturas. Pra mim essa é a postura mais ética que eu posso tomar em relação a advocacia do DF.”

Judiciário

“Justíssima homenagem” foi como definiu o vice-presidente do TJDFT Roberval Belinatti. “Esse é uma homenagem que a Câmara Legislativa do Distrito Federal faz uma das maiores lideranças da advocacia. Ele atua em todas as áreas e merece essa homenagem. Conheço sua trajetória desde o início, quando ele fazia sustentação oral no TJ com muito eloquência. Nem sempre levava o alvará de soltura ou o provimento dos recursos, mas nunca deixou de receber elogios.”

Agradecimentos

Mesmo já tendo se retirado, Cléber Lopes agradeceu o governador Ibaneis Rocha pela presença na cerimônia título de cidadão e prestou homenagem ao chefe do Executivo do DF. “Gostaria de homenagear o governador Ibaneis Rocha que hoje está em um cargo de governador, mas em seu peito bateu um coração de advogado. É importante dizer que tínhamos divergências, durante o tempo em que estivemos na OAB, mas que sempre ficou no campo das ideias”.

O candidato à presidência da OAB também ressaltou seu bom relacionamento com o chefe do Legislativo distrital. “Presidente Wellington sempre me tratou com respeito quando era do Sindicato dos Polícias Civis.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado