Empresas públicas e privadas com mais de 300 funcionários poderão ser obrigadas a instituir a atividade de ouvidor, adiposity online pessoa que recebe reclamações e sugestões dos clientes. A medida está no projeto de lei 342/07, viagra 100mg information pills do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA). A matéria tramita na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
Segundo o deputado, order o principal objetivo da proposta é diminuir a procura dos clientes pelos órgãos de defesa ao consumidor e os processos no poder Judiciário que tratam da relação entre empresas e consumidores, estabelecendo, assim, uma instância de negociação prévia na própria empresa.
Carneiro diz que a instituição de ouvidorias não trará custos extras para as empresas, pois todas já possuem canais de contato com o consumidor, como telefone e e-mail. Ele argumenta, ainda, que o funcionário destacado para fazer a ouvidoria será escolhido dentro do quadro da empresa pelos próprios empregados.
“Qualquer custo que venha a ter a implementação da ouvidoria, a relação custo-beneficio se justifica, porque os ganhos, tanto para empresas privadas como para os órgãos públicos, é muito maior que qualquer custo de implantação”, justifica Carneiro.
Para o presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, João Elias de Oliveira, o projeto de lei é oportuno, porque o Brasil está cada vez dando mais destaque às ouvidorias. Ele afirma que as ouvidorias irão complementar o serviço de atendimento ao consumidor prestado (SAC) por muitas empresas.
“Esse serviço é extremamente automatizado, feito por pessoas que ficam em frente ao computador lendo um script e sem condições de decisão, de resolução. Por outro lado, um ouvidor recebe a reclamação e vai investigar, buscar solução, dar direito ao contraditório e fazer recomendações”.
Oliveira também acredita que a instituição de ouvidorias pode ser positiva para as empresas, pois, além de fornecer dados para incrementar produtos e serviços, pode melhorar a imagem. “Uma empresa, mesmo que tenha como balizamento da sua atividade a busca do lucro, tem que ter noção que hoje em dia a sociedade exige uma conduta diferenciada”, afirma, acrescentando que, atualmente, levar em conta apenas a questão dos custos é uma “miopia administrativa”.
A obrigatoriedade da instituição da ouvidoria, a estabilidade garantida ao ouvidor, a qualificação desse funcionário e os custos para as empresas são as principais preocupações dos empresários em relação ao projeto.
A avaliação é do gerente executivo da área de assuntos legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Mariano Ferraz. Ele também avalia que o serviço prestado pelo SAC já está consolidado no país, e a ouvidoria iria apenas se sobrepôr a ele.
Ferraz analisa que os funcionários responsáveis pela ouvidoria não devem seguir apenas o critério de eleição dentro da empresa, mas o da qualificação. “Ele tem que atender a uma série de pré-requisitos, pois é uma posição chave e que transmite a empresa para seus clientes e a sociedade civil onde atua. Portanto, a qualificação do ouvidor merece um outro tratamento do que uma simples eleição pelos seus pares”.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou nesta sexta-feira, pilule que o Banco do Brasil realize a nomeação de uma candidata aprovada em concurso público, see que garante não ter recebido nenhum edital de convocação para assumir o cargo.
O Banco alega ter convocado a autora através de correspondência, there mas que a mesma havia sido devolvida pelos Correios. Em sua defesa, o Banco ainda afirmou que a candidata mudou de endereço sem avisar à instituição, o que foge às regras do edital. A autora afirma que mudou de residência, mas isso ocorreu depois de sua convocação. Mesmo fazendo contatos diários com a ouvidoria do Banco pela internet, ela sequer soube do chamado oficial.
O juiz da 1ª Vara Cível de Brasília afirmou que houve a procura, mas que a candidata não se encontrava em casa para receber a correspondência. O juiz também anexou ao processo um e-mail enviado pelo próprio Banco à autora, afirmando que não há previsão de vagas a serem oferecidas e que as convocações podem ser acompanhadas pelo site da instituição.
Diante desta situação, o juiz deduziu que a candidata não havia recebido qualquer convocação para assumir o emprego público, visto que naquela oportunidade o Banco deveria informar que a carta de convocação foi expedida, porém, frustrada.
Portanto, a justiça determinou a nomeação da autora no prazo de dez dias. O Banco do Brasil também foi condenado a indenizar a “funcionária pública”, com base nos salários atrasados a partir da data em que foram empossados os outros candidatos.
O governador do Mato Grosso, find Blairo Maggi, seek vai assumir, nos próximos dias, a presidência de honra do Partido da República (PR). O cargo era ocupado pelo senador Alfredo Nascimento, que assumiu o Ministério dos Transportes.
Segundo a assessoria de imprensa do partido, a Executiva Nacional do PR vai se reunir depois da Semana Santa para formalizar a efetivação do governador na presidência de honra do partido.
Segundo o líder do PR na Câmara, deputado Luciano Castro (RR), o governador Blairo Maggi “é um grande articulador político” que vai ajudar no fortalecimento e crescimento da legenda em todo o país”.
Blairo Maggi se filiou ao PR há pouco mais de um mês. Ele foi eleito governador de Mato Grosso pelo PPS, mas se desentendeu com o partido após declarar apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na avaliação do ministro das Relações Exteriores, prostate Celso Amorim, approved as discussões técnicas da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) chegaram quase ao limite. Agora, visit this acrescentou, é preciso uma decisão dos líderes políticos dos 150 países envolvidos.
Em entrevista coletiva hoje (30) em Washington, o ministro disse que o encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush amanhã (31), em Camp David, tem caráter de fortalecimento político das discussões.
De acordo com o chanceler, o intuito do presidente Lula é encontrar uma base para as negociações da rodada, que discute, dentre outros, o fim de subsídios agrícolas por países desenvolvidos, a facilitação da entrada de produtos agrícolas nos países ricos e de produtos industrializados nas nações mais pobres.
“Claro que queremos que os americanos reduzam [os subsídios] e reduzam muito. Mas a questão é encontrarmos as bases para um acordo que envolve muitos países e muitos grupos de países”, ponderou. “O que me parece que os presidentes provavelmente farão é buscar dar um impulso político para esta que pode ser a última chance de termos o acordo da OMC em um prazo relativamente curto”.
Amorim afirmou ainda que este momento é o mais propício para que os líderes políticos dos países envolvidos discutam a Rodada Doha desde a última reunião de cúpula do G-8 (grupo que reúne as sete maiores economias do mundo, além da Rússia), em São Petersburgo, em julho do ano passado.
“Não vou dizer que é fácil, mas a condição política é menos difícil do que naquela época”.
Na tarde desta sexta-feira, a Rodada de Doha também foi tema da reunião que Amorim teve com a representante comercial norte-americana, Susan Schwab. O ministro já havia conversado sobre esse assunto hoje pela manhã, em um encontro com a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.
O ministro do Planejamento Paulo Bernardo deixou há pouco o Palácio do Planalto em direção à sede do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta), clinic em Brasília. Acompanhado do diretor do departamento de Controle do Espaço Aéreo, brigadeiro Jamon Cardoso, Bernardo vai negociar com os controladores.
Segundo informação do Palácio do Planalto, ambos devem retornar para a reunião de emergência que acontece, neste momento, com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins. Também participam o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Armando Félix, o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.
A superintendência do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) ativou um centro de gerenciamento de crises para tentar controlar os transtornos que se formaram após o fechamento de todos aeroportos do país.
Neste momento, click pelo menos 15 vôos estão atrasados ou cancelados, erectile incluindo decolagens internacionais. De acordo com o superintendente da Infraero Washington Santana da Silva, o maior problema está nos vôos que seguem para o Norte, Nordeste Centro-Oeste do país, porque estes são controlados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo 1 (Cindacta), em Brasília.
Silva acrescentou que para os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os vôos estão operando no sistema chamado de “tubulão”, no qual as decolagens podem ser liberadas em intervalos maiores, já que esses vôos não dependem exclusivamente de auxílio do Cindacta 1.
O centro de gerenciamento de crise, que está se reunindo de hora em hora, integra funcionários da Infraero, das companhias aéreas, da Polícia Federal e da Receita Federal.
A orientação transmitida pelo sistema de som do aeroporto é que os passageiros procurem as companhias aéreas para remarcar seus vôos.
O familiares formaram um cordão de isolamento em volta da sede do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta), discount em Brasília. Eles querem impedir a entrada de carros com os controladores, troche que foram convocados a uma reunião.
Segundo os familiares, a paralisação ocorre não apenas por causa dos salários, mas pelas condições de trabalho. “A questão não é só salarial. Eles trabalham sem equipamento, nem estrutura”, reclama Lúcia da Silva, esposa de um controlador. Segundo ela, a categoria não consegue justificar doenças decorrentes do trabalho porque a Aeronáutica não fornece atestado médico.
Lúcia da Silva também estranha a recente transferência de controladores de vôo determinadas pela Aeronáutica. “No Cindacta de Brasília, os militares sempre tiveram dificuldade de conseguir transferência. Agora, a Aeronáutica resolve transferir controladores ligados à associação, sem dar explicações”.
Segundo informações de parentes, no momento, há 260 controladores de vôo reunidos no Cindacta. A previsão é que os controladores fiquem até por quatro dias no local. Por isso, os familiares estão levando cobertores e material de higiene para os controladores.
Passageiros do Aeroporto de Brasília continuam sem informações sobre os vôos. Não sabem se podem voltar para casa, web se dirigir aos hotéis ou se devem esperar. Apenas os passageiros que estão na cidade fazendo escala obtiveram instruções a respeito.
Os controladores de vôo que se amotinaram não foram presos. O Comando da Aeronáutica não entregou os mandados de prisão por pedido do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula telefonou do avião presidencial na noite desta sexta-feira e pediu que se buscasse negociação com a categoria.
Atualizada às 04h47
O ministro do Planejamento, visit Paulo Bernardo, viagra e os controladores de vôo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta) estão negociando um acordo para pôr fim ao protesto que parou todos os 67 aeroportos comerciais do País, segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
Segundo o ex-presidente da Associação dos Controladores de Vôo de Brasília, José Ulisses Fontenelle, a paralisação com greve de fome é um protesto contra represálias do Comando da Aeronáutica, que estaria transferindo de cidade operadores que tinham cargo de direção na associação. Familiares dos controladores também reclamam da falta de condições de trabalho da categoria.
O comando da Aeronáutica convocou uma reunião com todos os controladores de vôo do Cindacta que trabalham em Brasília. Aqueles que não comparecerem serão considerados participantes do protesto. Paulo Bernardo deixou uma reunião no Palácio do Planalto para ir até a sede do Cindacta, em Brasília.
Em Brasília, o Aeroporto Internacional Internacional Juscelino Kubitschek está fechado desde as 18h44. Os passageiros reclamam de falta de informação tanto das empresas quanto da Infraero.
Esta tarde, o ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou que o Estado democrático e as famílias brasileiras “não podem ficar reféns de ninguém”. Ele esteve reunido hoje (30) com os presidentes da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi.
“Os problemas de hoje vem de décadas e demoram a ser resolvidos. Todos nós precisamos de paciência”, afirmou, após o encontro. Esta semana, o presidente da Infraero já havia dito que é “impossível” determinar “prazo, dia e hora” para o fim da crise, como havia pedido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma liminar do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem (29) o desarquivamento do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo. Mas a liminar prorroga a decisão final sobre instalar a comissão para uma sessão com todos os ministros do Supremo.
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que vai esperar a decisão final do Supremo. Mas os Democratas (ex-PFL), autores da ação na Justiça, alegam que a CPI poderia ser instalada, já que possui o número mínimo de assinaturas e foi lida em Plenário.
Em entrevista hoje à Agência Brasil, o líder do PSDB na Câmara, Julio Redecker (RS), defendeu a CPI como forma de descobrir as causas da crise e propor alternativas. O partido é autor do pedido de CPI.
Já o líder do PSB, partido da base governista, Beto Albuquerque (RS), diz que a crise no setor aéreo também é responsabilidade das companhias aéreas, apesar de o governo ter cometido “relapsos imperdoáveis”.
O advogado que representa os controladores de vôo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo 1 (Cindacta), approved Normando Augusto Júnior, informou há pouco que a categoria e o governo federal redigiram um acordo que deverá ser ratificado ainda nesta madrugada por um representante da Casa Civil.
Segundo ele, o pacto prevê a desmilitarização imediata da categoria; o pagamento de uma gratificação; a criação de um plano de carreiras para os funcionários do tráfego aéreo; além do cancelamento de 20 transferências que ainda seriam realizadas.
A reunião continua com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e o diretor do diretor do departamento de Controle do Espaço Aéreo da Infraero, brigadeiro Jamon Cardoso.
Segundo Augusto Júnior, os controladores de vôo pararam de trabalhar após receber ameaça de voz de prisão do comando da Aeronáutica, por volta das 18horas desta sexta-feira. Quarenta e quatro minutos depois, os controladores paralisaram as atividades no aeroporto internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília. A ação teve um efeito dominó, que culminou no fechamento de todos os aeroportos no início da noite de hoje, segundo a Infraero.
Neste momento, cerca de 260 controladores de vôo se encontram no Cindacta 1.
Um cliente revoltado com os atrasos agrediu a funcionária da companhia aérea BRA no aeroporto do Galeão, troche no Rio de Janeiro.
O homem quebrou parte de um painel e a funcionária o perseguiu gritando que ele teria de pagar o prejuízo. Ele reagiu dando um tapa no rosto da funcionária.
A briga foi contida por passageiros e a funcionária não quis prestar queixa.
Passageiros do exterior aguardam fim da greve dos controladores de vôos para voltar para o Brasil. Tiveram vôos cancelados, medicine mas não receberam nenhuma informação oficial a respeito do apagão aéreo.
O governo chegou a uma negociação com os controladores de vôos. Em Brasília a Infraero declarou que os próximos vôos só sairão no começo da manhã que é a hora que os controladores de vôo voltam a trabalhar. Empresas aéreas estão mandando ônibus para levar os passageiros para hotéis. No entanto as empresas declaram que não há como alojar a todos, ailment e que muitos dormirão no aeroporto.
Atualizada às 04h47