Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Sistema self-healing atua pela primeira vez na rede elétrica e beneficia diretamente 3,6 mil

Sistema de reconfiguração da rede de distribuição atuou na manhã dessa sexta-feira (7), isolando um defeito na rede elétrica e restabelecendo automaticamente o fornecimento de energia em menos de 90 segundos

A Central de Operações Integradas registrou a primeira atuação do Sistema de reconfiguração da rede de distribuição na manhã dessa sexta-feira (7). Denominado Self-healing, o sistema de reconfiguração permitiu que um defeito na rede de distribuição fosse isolado automaticamente. Com isso, 3,6 mil clientes ficaram sem energia por apenas 90 segundos, ao invés de permanecerem desligados durante 4 horas, tempo utilizado pelas equipes de campo para identificar e corrigir a causa do desligamento.

A ocorrência foi registrada na Comercial Norte de Taguatinga às 10h26, horário de pleno funcionamento dessa importante região comercial de Taguatinga. Esse foi o terceiro sistema instalado nas redes do Distrito Federal, tendo entrado em operação no último dia 30/4. Antes dele tivemos um no Recanto das Emas e outro em Sobradinho. Ao todo os equipamentos beneficiam quase 9 mil unidades consumidoras, impactando mais de 25 mil pessoas.

“A atuação do esquema de Self-healing vem coroar a atuação das equipes da Neoenergia Distribuição Brasília que, em menos de 2 meses de gestão já instalaram 3 sistemas similares, trazendo inteligência e automação para as redes de energia do Distrito Federal” comemora Antônio Carlos, Diretor-Superintendente Técnico da Neoenergia Distribuição Brasília.
 
 
ENTENDA MELHOR COMO FUNCIONA O SISTEMA
Na prática, os fatores que geram as interrupções são isolados rapidamente por meio da interação inteligente entre os equipamentos que compõem o sistema de forma automática. Por exemplo, quando uma árvore cai em cima da rede elétrica e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os demais clientes impactados. Um restabelecimento que antes poderia levar algumas horas – entre identificação do defeito, manobras na rede e normalização por uma equipe técnica – com a instalação do sistema, pode levar poucos minutos ou segundos para ser concluído.

“Adotando as melhores práticas da Neoenergia, a Neoenergia Distribuição Brasília está empenhada na modernização e digitalização da rede elétrica do Distrito Federal com novas tecnologias para melhorar a qualidade do fornecimento de energia e segurança da população, a fim de atender cada vez melhor às exigências de nossos clientes” , destaca Frederico Candian, Presidente da Neoenergia Brasília.






Você pode gostar