A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) foi ocupada, na madrugada desta segunda-fera (19), pelos técnicos em greve. O Comando Nacional da Greve realizou uma reunião na última sexta-feira (16) e, após avaliar o andar da paralisação, decidiu fechar todas as reitorias do País.
Desde o seu inicio, há 64 dias, o governo ainda não havia sinalizado nenhuma proposta de discussão. Com o ato nacional desta manhã, uma reunião já foi marcada às 17h, no Ministério da Educação. Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Brasília (Sintfub), Mauro Mendes, “o motivo da reitoria ser ocupada é que ela é o coração de toda Universidade. Chegando na reitoria, se chega no Governo”.
Na UnB, a ocupação foi de 4h às 15h30. Não somente as pautas nacionais foram reivindicadas pelo Sindicato da Universidade, mas também pautas locais que são exigidas desde o inicio da paralisação, como redução da carga de trabalho, de 40h para 30h semanais. “Ninguém entrava nem saia do prédio, nem o reitor!”, disse o coordenador.
Ao contrário do Governo, a reitoria da UnB já esteve em reunião com o Sindicato, mas segundo Mauro, não houve avanços. As exigências locais foram chamadas pelo último Consuni (Conselho Universitário), órgão deliberativo da Universidade, mas que este foi cancelado. Com a ocupação de hoje, a reitoria já avisou que tem pretensões de colocar as reivindicações em pauta, para o próximo Conselho.