Menu
Brasília

Sindicato de Policiais não descarta greve durante as competições

Arquivo Geral

24/05/2007 0h00

O Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro (Sinpol) vai esperar até junho para tomar uma posição mais firme em relação aos pedidos de melhoria de salários e condições de trabalho junto ao Governo Estadual. Contudo, não está descartada a possibilidade de greve no período próximo e até durante os Jogos Pan-americanos, que acontecem entre 13 e 29 de julho.

“Por enquanto, não teremos greve. Mas se não houver nenhuma evolução até o próximo mês, vamos fazer uma assembléia. A partir daí, podemos tomar uma posição mais dura”, explicou nesta quinta-feira o assessor da presidência do Sinpol, Cláudio José.

Com o objetivo de buscar um acordo, a entidade teve contato com o Secretário Estadual de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy. Contudo, as negociações não evoluíram. “Fizemos uma reunião e o Sérgio Ruy nos prometeu mostrar a verdadeira situação do Estado. A partir daí, marcamos mais dois encontros que, em seguida, foram desmarcados”, reclamou Cláudio José. “Queremos de 30% a 70% de aumento. Policiais Federais ganham cinco vezes mais que os civis e também fazem greve”, completou.

Por enquanto, o Sinpol vai realizar apenas manifestações para deixar claras suas reivindicações. No dia 28 de maio, está prevista uma passeata na Avenida Presidente Vargas. No dia seguinte, a mobilização será feita no Aeroporto Internacional do Rio. “Nosso objetivo no aeroporto é fazer uma panfletagem. Estão chegando muitos turistas ao Rio de Janeiro que vão visitar as obras dos Jogos Pan-americanos. Queremos mostrar a real situação dos policiais civis”, avisou Cláudio José.

Para os órgãos oficiais, a ordem é abafar o caso. Segundo versão oficial da direção da Polícia Civil, a chance de paralisação é “pura especulação”. Já o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, deixou claro que não vai entrar na discussão do assunto enquanto a greve não for confirmada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado