Menu
Brasília

Simulação de incêndio no prédio da Infraero mobiliza Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran e f

Arquivo Geral

06/12/2007 0h00

O exercício simulou a explosão de um gerador no subsolo do prédio de seis andares e 25 metros de altura, nurse localizado no Setor Comercial Sul. Todos os 646 funcionários da empresa tiveram que descer pelas escadas de incêndio, search e as equipes de resgate utilizaram técnicas de rapel e plataforma de salvamento acopladas a viaturas de resgate para simular o salvamento das vítimas.

Dezenas de veículos, ambulâncias e viaturas da PM, Corpo de Bombeiros e do Detran, e um contingente de 41 militares do Corpo de Bombeiros participaram da operação. O prédio foi evacuado em quatro minutos e meio e os bombeiros foram chamados através de um dos telefones de emergência da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Infraero, chegando ao local 13 minutos após a ligação.

As equipes do 1º Batalhão de Incêndio, de Busca e Salvamento e de Emergência Médica chegaram ao local para prestar socorro às vítimas.

“Escolhemos justamente um horário de muito movimento para termos noção do acesso aos prédios no caso de um incêndio de verdade”, explicou o major Rogério Soares, do Corpo de Bombeiros.

Foram utilizados sacos de gelo seco para simular a fumaça em casos de incêndio e as luzes do edifício foram apagadas para dificultar a evacuação do prédio. Além disso, os bombeiros constataram problemas na área como o acesso complicado, causado por carros estacionados nas vagas reservadas à viaturas do Corpo de Bombeiros, e o tráfego intenso.

“Encontramos problemas que já sabíamos que existiam. É bom que nosso pessoal faça treinamento aqui. A Infraero conseguiu evacuar o prédio antes da nossa chegada, mas há empresas que não têm equipe preparada para prestar essa orientação”, afirmou Soares.

Foram encontradas irregularidades nas caixas d´água instaladas nos andares do edifício. Todas estavam despressurizadas e foi preciso utilizar o sistema de pressurização de uma das viaturas de salvamento. Uma recomendação foi enviada pelo Corpo de Bombeiros à Infraero, para que a empresa resolva o problema de pressurização em suas caixas de incêndio.

As ações de resgate tiveram duração de 50 minutos.
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado