Menu
Brasília

SES entregou mais de 500 próteses

Há previsão de chamar mais 200 pessoas para receberem a peça este ano

Redação Jornal de Brasília

12/07/2021 12h51

Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A Secretaria de Saúde entregou 526 próteses ambulatoriais para pacientes entre 2019 e 2021. Ao todo, foram adquiridas 1.469 equipamentos, que devem ser distribuídos aos poucos — há previsão de chamar mais 200 pessoas para receberem a peça este ano.

São sete tipos de próteses ambulatoriais disponibilizadas: desarticulação de quadril e de joelho, endoesquelética transfemural (para a coxa e perna) e transtibial (para as pernas); de pirogoff (para as amputações parciais do pé), transumeral (para o braço) e transradial (para o antebraço). Em janeiro deste ano, também foram concedidas 89 próteses de alta tecnologia de membro inferior, que não eram compradas pelo GDF desde 2013.

O governo local também oferta próteses cirúrgicas. Entre 2019 e 2021, foram inseridas 642 peças durante operações – nos ombros, quadril e joelhos – ao custo de R$ 2,2 milhões. “Elas são colocadas para tratar diversos problemas, como fraturas, patologias, doenças degenerativas”, informa Jorge Oliva, Referência Técnica de Distrital (RTD) de Ortopedia da Secretaria de Saúde.

Como conseguir uma prótese

A Unidade de Saúde Básica (UBS) é a porta de entrada para os atendimentos de saúde. Por lá, o paciente será encaminhado para realizar o tratamento de fisioterapia e reabilitação, além de ser orientado a comparecer ao Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (Naopme).

Na unidade, localizada na Estação do Metrô da 114 Sul, na Praça do Cidadão, o interessado fará sua inscrição e entrará na fila de espera pelo equipamento. Para mais informações, basta ligar, gratuitamente, para 2017-1145, nos ramais 1164 ou 1129.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado