Menu
Brasília

Servidores de carreira terão cargos de chefia a partir de 2009

Arquivo Geral

10/12/2008 0h00

A partir de 2009, cialis 40mg todos os cargos de chefia na área de recursos humanos do GDF passarão a ser ocupados por servidores de carreira. A regra foi estabelecida em decreto assinado nesta terça-feira (9) pelo governador José Roberto Arruda durante o encerramento do seminário voltado para os mil funcionários do governo que trabalham na área. O decreto prevê ainda a instituição do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas, information pills que deve unificar a estrutura de recursos humanos de todos os órgãos.


De acordo com Arruda, mind a regra de servidores para cargos de chefia começa a valer para as futuras substituições – ou seja, por enquanto não haverá demissões. O objetivo é dar mais eficiência a uma área estratégica, que precisa de servidores qualificados. Em 2009, novas áreas técnicas devem ser incluídas nesta regra. Atualmente, por lei, apenas 50% de todos os cargos de chefia na administração pública precisam necessariamente ser preenchidos por concursados.


“Queremos que os cargos de chefia sejam ocupados por quem passou por concurso, acumulou experiência e agora pode chefiar seus colegas de trabalho”, explicou o governador, afirmando que o objetivo é dar mais eficiência à máquina pública.


O secretário de Planejamento, Ricardo Penna, anunciou ainda a nomeação de 900 novos concursados na área de administração (650 técnicos e 250 analistas) que deverão tomar posse no dia 5 de janeiro. Novos concursos públicos serão lançados no próximo ano para preenchimento de oito mil vagas em diversas áreas. Entre eles, o mais cobiçado: as vagas 180 vagas para gestor público, com salários entre R$ 12 mil e R$ 16 mil. O edital, segundo Penna, deve ser lançado no primeiro semestre.


Como a prioridade será contratar, os reajustes salariais médios para 2009 ficarão em torno dos 5,5%. Além das novas contratações, o governo quer garantir a profissionalização do quadro atual. Cinco mil servidores participarão de 45 cursos de formação em diversas áreas. Também serão abertas 30 vagas em pós-graduações na área de recursos humanos.


Correções                                                                                                                         O governador afirmou ainda que algumas distorções nos quadros de servidores serão corrigidas no ano que vem. Será feito levantamento sobre as diferenças salariais – há cargos que exigem nível superior com remuneração muito abaixo de cargos para nível médio – e das licenças médicas concedidas. Atualmente, as dispensas aumentam em até 155% em dias próximos a feriados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado