Nesta quinta-feira (7), por volta das 10h, os servidores da saúde do Distrito Federal realizam uma assembleia para decidir se greve continua ou não. Nesta quarta-feira (6), os funcionários do Hospital Regional de Planaltina e do Hospital Regional de Sobradinho decidiram retornar ao trabalho. Há mais de dez dias que a categoria mantém a paralisação.
Até o momento, o governo do Distrito Federal (GDF) não fez nenhuma proposta aos servidores da saúde. Desde segunda-feira (4), o Sindsaúde está sendo multado em R$ 30 mil por dia de greve por determinação da Justiça. Nesta terça-feira (5), o GDF pediu que a Justiça aumente o valor da multa para R$ 150 mil por dia de greve.
A classe, que não inclui médicos e enfermeiros, reivindica aumento de 34% do auxílio-alimentação (de R$ 199 para R$ 304), o repasse imediato do percentual de reajuste do Fundo Constitucional do DF, a implantação do plano de carreira, cargos e salários da categoria, e a oferta de plano de saúde. Os profissionais de saúde pedem também a incorporação aos salários da Gratificação por Apoio Técnico Administrativo (Gata) e a redução da carga horária para 20 horas semanais.