Menu
Brasília

Sérgio Cabral anúncia apoio para sediar Jogos Olímpicos

Arquivo Geral

01/08/2007 0h00

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assinou nesta quarta-feira a carta de intenção em que o Estado se compromete a contribuir para que os Jogos Olímpicos de 2016 sejam realizados no Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva concedida no Palácio Guanabara, Cabral também anunciou um programa de bolsas a atletas e treinadores e uma lei de incentivo fiscal para o apoio ao esporte.

“Está faltando para a América do Sul abrigar as Olimpíadas, e o Rio de Janeiro é um local preparado para isso”, disse Cabral, que aponta a cidade com grandes chances de receber os Jogos em 2016. “O sucesso do Pan, aliado ao fato de que haverá Olimpíadas na Ásia e na Europa nos próximos anos, nos fazem favoritos”.

Na entrevista, Cabral aproveitou para negar que o Parque Aquático Júlio Delamare e o estádio de atletismo Célio de Barros, que fazem parte do complexo do Maracanã, serão demolidos, ao contrário do que havia dito anteriormente. “Ouvi reclamações de atletas e vi que existe condições de atendermos às necessidades do Maracanã e do Maracanãzinho sem tocar nas duas instalações. Dei uma declaração infeliz”, desculpou-se.

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, explicou que as ajudas de custo para treinadores e atletas não serão dadas somente se o Rio for escolhido como sede das Olimpíadas. “Meu objetivo é a criação de uma política esportiva. Espero que as bolsas continuem mesmo sem o sucesso da candidatura”, disse Paes. “Dos medalhistas brasileiros no Pan, apenas 10% moram ou treinam no Rio. Precisamos mudar isso”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado