Menu
Brasília

Senador diz que Rio vive caos às vésperas do Pan

Arquivo Geral

31/05/2007 0h00

Para quem pensa que tudo está bem no Rio de Janeiro para a disputa dos Jogos Pan-americanos, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) manda um alerta: a cidade não se encontra preparada na parte da segurança para receber o evento, que acontece de 13 a 29 de julho. “Ás vésperas do Pan, o Rio de Janeiro vive o pânico”, explicou o senador, durante discurso feito nesta quarta-feira no Senado Federal.


 


As palavras de Marcelo Crivella foram baseadas na manifestação feita pelo movimento “Rio da Paz”. Os jardins do Congresso Nacional receberam 15 mil lenços em sinal de protesto contra a morte de 15 mil pessoas em 2007 devido à violência. “Esse dado deixa qualquer um constrangido. Temos 15 mil famílias chorando, órfãos, sem filhos, viúvos e viúvas. Temos um colapso da segurança”, completou o senador.


 


Em contrapartida, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) anunciou nesta quarta-feira a conclusão da compra de novos equipamentos de segurança para o Pan. Apesar de problemas em licitações, aparelhos de raio-x serão instalados em praças esportivas até o dia 9 de julho.


 


O custo total do investimento chegou a R$ 20,5 milhões. Também foram adquiridos equipamentos que detectam metais, além de tecnologias portáteis para facilitar o trabalho das autoridades. Devido ao curto prazo de instalação, as empresas que ganharam as licitações terão que apressar sua produção.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado