Menu
Brasília

Semana da Inclusão na Escola 24 da Ceilândia

Arquivo Geral

12/09/2013 14h42

A vida de Saulo Pereira um jovem de 27 anos, morador de Ceilândia -DF  poderia ter sido marcada pelo preconceito se não fosse a sua determinação, coragem e o apoio de seus familiares.

 

Talvez para muitos seria meramente impossível escrever sem o apoio dos braços e das mãos, mas não para Saulo que aprendeu a desenvolver ações cotidianas como escrever, usar o computador e até se barbear. 

 

Vencendo desafios e acumulando vitórias como a formatura no curso de Direito.

 

“Para ser matriculado na escola aos 6 anos, para ser alfabetizado tive que acionar o Hospital Sarah o ministério público para ter direito à vaga, sabendo que no meu teste de QI deu acima da média. Perdi um ano de alfabetização e só tive acesso aos 7 anos . Hoje é diferente pois temos a inclusão que dá direito aos alunos com necessidades educacionais especiais o acesso à matrícula em qualquer escola.”, conta.

 

Alessandra Rodrigues,portadora do Síndrome de Turner também é outro exemplo de garra. Moradora de um bairro carente, hoje têm dois empregos, trabalha como Recepcionista em um Hospital  e como Auxiliar de Faturamento em outro.

 

Alessandra estuda Gestão Hospitalar na Faculdade. Ela adora baladas,  tem um namorado e é muito vaidosa. A vida social de Alessandra é normal como de qualquer outra pessoa. Alessandra  tem um excelente relacionamento com os colegas de trabalho, se sente muito mimada, embora outrora também sofreu a discriminação nas ruas e até mesmo na escola.

 

 “O que  me fez superar as dificuldades foi o apoio médico, familiar e dos professores que não desistiram de mim e me ajudaram a vencer as barreiras do preconceito da sociedade”, diz Alessandra.

 

Essas duas histórias magníficas foram compartilhadas na Semana da Inclusão na Escola 24 da Ceilândia em Brasília. A semana da inclusão vai até sábado dia 14. 

 

Alunos do ensino fundamental puderam conhecer a experiência de vida  de Alessandra e  Saulo Pereira, e se inspiraram percebendo que existem diferenças e que devemos lidar com elas, sem deixar os sonhos de lado.

 

Para a Professora Especializada da Sala de Recursos Cleudia Medeitros, é uma semana especial. Uma oportunidade para mostrar as crianças que as dificuldades da vida podem ser superadas. “Sabemos que temos muitos ganhos mas precisamos de mais vitórias pois o direito a educação, a vida social e a luta contra o preconceito é uma luta diária, nós da Sala de Recursos estamos sempre apoiando e indo a frente desse projeto da inclusão que abrange uma legislação mundial.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado