Cerca de 100 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) ocuparam parte da Fazenda Saquarema, online online no Núcleo Rural de Sobradinho, viagra ed na madrugada de hoje. O grupo reivindica agilidade no diálogo com o governo federal para a criação de um assentamento na área. Apesar de o grupo portar pedaços de madeira e facões, a ocupação foi pacífica. Os invasores garantiram que não vão mexer na estrutura das casas.
Por volta das 3h30, os militantes ocuparam três terrenos da Fazenda Saquarema. Dois caseiros e suas famílias foram colocados para fora das casas. O terceiro terreno estava desocupado, com uma construção inacabada.
Os sem-terra vieram de um acampamento da BR-020, onde, segundo eles, 2 mil famílias esperam por um assentamento.
A 13ª Delegacia de Polícia, de Sobradinho, esteve no local para conversar com os líderes. O delegado de plantão, Ricardo Villafane, explicou que a polícia vai identificar os líderes e abrir inquérito de violação de domicílio. Sobre forçar a retirada, Villafane disse que não poderiam agir com a força.
Com 232 hectares, a Fazenda Saquarema faz parte da Fazenda Sálvia, que tem 10,5 mil hectares e pertence à União. Desde 2002, a área está tendo a reintegração de posse questionada na Justiça porque o ocupante da Saquarema fracionou a fazenda em 40 lotes de dois hectares para a comercialização.