Gabriella Bontempo
redacao@jornaldebrasilia.com.br
Cerca de 80 mil moradores dos bairros Arapoanga e Vale do Amanhecer, em Planaltina, foram surpreendidos, na manhã de ontem, com mais uma paralisação dos funcionários da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia (Coopatram). Esta é a quinta vez, desde o segundo semestre do ano passado, que a categoria cruza os braços para reivindicar o pagamento dos salários. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Jorge Farias, as remunerações referentes a janeiro e fevereiro ainda não foram feitas e nem o 13º salário foi pago para todos os funcionários.
“Enquanto a direção da cooperativa não apresentar uma proposta que possa ser cumprida, os ônibus continuarão na garagem”, afirmou. No último acordo feito entre os funcionários e a cooperativa, no dia 22 de fevereiro, a direção da empresa se comprometeu a pagar os atrasados, alterando o valor do salário para o piso atual da categoria (de R$ 802, o motorista passaria a receber R$ 1.293). No entanto, o acordo não foi cumprido. “O que a empresa fez foi pagar dez funcionários por dia, o que também não resolve porque a folha de pagamento é muito grande”, explicou Jorge.
Leia a matéria na íntegra na edição deste sábado (12) no Jornal de Brasília.