Além do time masculino, o técnico Antônio Carlos Barbosa também realizou nesta quinta-feira a primeira convocação da seleção feminina para os Jogos Pan-americanos. O treinador selecionou 21 atletas, só que apenas 12 seguem para o evento do Rio de Janeiro.
As grandes ausências são a armadora Helen, que anunciou a aposentadoria da seleção, e a pivô Alessandra, que entrou em atrito com a Confederação Brasileira de Basquete após o Mundial do ano passado.
Ao contrário do time masculino, que tem a maioria jogando fora, Barbosa chamou dez atletas que permanecem no país. Destaque também para a experiente ala Janeth, que planeja a despedida da seleção no Pan.
A seleção feminina conta com três atletas que estão confirmadas na WNBA, a liga norte-americana de basquete, a armadora Adrianinha, do Phoenix Mercury, a ala Iziane, do Seattle Storm, e a pivô Érika, do Connecticut Sun.
Veja as convocadas:
Armadoras: Jaqueline (Divino/COC/Jundiaí), Karen (Unimed/Ourinhos), Palmira (C.B. Olesa-ESP), Vivian (Catanduva) e Adrianinha (Phoenix Mercury-WNBA)
Alas: Tatiana (Unimed/Americana), Izabela (Unimed/Americana), Janeth Arcain (sem time), Iziane (Settle Storm-WNBA), Micaela (TTT Riga-LET), Chuca (Unimed/Ourinhos) e Tayara (São Caetano)
Pivôs: Ísis (Catanduva), Érika (Connecticut Sun-WNBA), Cíntia (Le Schio Club-ITA), Jucimara (Madalloni-ITA), Kátia (CD Ensino-ESP), Kelly (sem time), Graziane (Penta Faenza-ITA), Franciele (Divino/COC/Jundiaí) e Êga (Unimed/Americana).