Com uma apresentação apenas razoável, a equipe feminina do revezamento 4x100m livre garantiu nesta quarta-feira sua presença na final da prova dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A disputa deveria ter valido como preliminar para as semifinais. Porém, a organização do Pan foi surpreendida pelo pequeno número de conjuntos inscritos – apenas oito – e decidiu realizar a decisão de vagas na final logo nesta quarta.
A série foi aberta por Tatiana Barbosa, que entregou a liderança para a experiente Flavia Delaroli. Ela não conseguiu segurar a pressão das norte-americanas e acabou cedendo a primeira colocação antes da segunda batida.
Logo na seqüência, Monique Ferreira bem que tentou recuperar a posição do Brasil, mas não conseguiu superar a raia dos EUA, deixando para Manuella Lyrio a missão de concluir o percurso na segunda colocação. Sem ameaças, ela completou a prova com 3min54s25, contra 3min45s76 das nadadoras norte-americanas.
Na primeira bateria, o quarteto canadense levou a melhor e completou o percurso em primeiro lugar, completando o percurso em primeiro lugar com o registro de 3min47s18. Bahamas e Venezuela vieram na seqüência e também garantiram vagas para a decisão, eliminando as peruanas.
A final do revezamento 4x100m deve acontecer nesta sexta-feira, com uma mudança na equipe brasileira: sai Manuella Lyrio e entra Rebeca Gusmão, poupada.
![]() |
