A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) lança nesta terça-feira (11), na Câmara dos Deputados, o projeto Conhecendo Brasília na Melhor Idade.
A cerimônia de lançamento será realizada pelo secretário de Justiça, Alírio Neto, às 14h, no Salão Nobre da casa. Segundo Alírio, o objetivo do projeto é promover a valorização dos idosos de forma a melhorar qualidade de vida e a autoestima dessas pessoas, que consiste em promover as atividades culturais com visitas aos principais monumentos da capital como o Memorial JK, Palácio da Alvorada, Congresso Nacional.
Após o lançamento será realizado um passeio inaugural com a presença especial de pioneiros que participaram da construção de Brasília e que fazem parte da história da cidade. Trata-se de uma homenagem aos cidadãos responsáveis pela concretização do projeto da nova capital, mostrando a eles a importância do seu trabalho e lhes dando a oportunidade de reviver a sua própria história. Entre os pioneiros participantes está o aposentado Cipriano Siqueira Filho, 66 anos. Mineiro de Uberaba, ele chegou a Brasília em outubro de 1959 para integrar o antigo Departamento de Água e Esgoto (DAE). Cipriano trabalhou na instalação hidráulica dos edifícios da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios. “Será um momento especial, passear por Brasília e relembrar todo o trabalho que foi realizado. Só de pensar, tenho lágrimas nos olhos”, afirma o pioneiro.
O projeto foi elaborado especialmente para as pessoas com idade superior a 60 anos e ficará sob a responsabilidade da CATI (contato tel: 3905.1503 e 3905.1506). A idéia é levar dignidade e cidadania aos idosos e fazer com que eles se sintam mais prestigiados. Os passeios ocorrerão uma vez por semana, sempre às terças-feiras, durante oito meses. Serão 32 passeios, com grupos de 50 idosos, cada. Segundo o secretário Alírio Neto, além de proporcionar lazer a esses cidadãos, essa é uma forma do Governo do Distrito Federal demonstrar o quanto eles são importantes para Brasília e para a sociedade da qual fazem parte.
Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam 14% da população do Distrito Federal, ou seja, cerca de 350 mil pessoas. Para participar do projeto, as entidades representativas dos idosos deverão entrar em contato com a Coordenação para Assuntos da Terceira Idade, a fim de compor a lista de agendamento dos passeios.