Brasília

Sejus alerta jovens do DF sobre risco de vapers e narguilés

Nesta quarta-feira (29) a secretaria aborda o tema em um seminário que faz parte das ações Semana Nacional de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Cidadania

Por Tereza Neuberger
redacao@grupojbr.com

Na manhã desta quarta-feira (29) a Secretaria de Justiça do Distrito Federal (Sejus) realizará um seminário voltado para os jovens da capital cujo tema aborda os riscos que trazem o uso de vapers e narguilés. A abordagem será divida em dois painéis: um sobre os riscos à saúde e o outro sobre a legalidade do uso e comercialização.

“Vapers e narguilé são prejudiciais à saúde: fato ou fake?”é o tema do seminário. O primeiro painel sobre o tema será voltado para a saúde e a qualidade de vida, com a participação de médico psiquiatra. Já o segundo painel trará uma abordagem voltada à legalidade do uso e comercialização dos dispositivos eletrônicos. O segundo painel contará com a participação da ANVISA.

O evento terá a participação de estudantes do Centro de Ensino Médio do Cruzeiro bem como com representantes das Coordenações Regionais de Ensino do DF, incluindo pedagogos, psicólogos e orientadores educacionais. Participarão ainda, representantes das Comunidades Terapêuticas parceiras da SEJUS. O evento ocorre das 8h às 11h30 no auditório da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA-DF).

“Cigarros eletrônicos aumentam em mais de 4 vezes o risco de virar um fumante habitual”, é o que alerta a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD). Além disso, pesquisas apontam que 26,6% dos alunos do Ensino Médio já utilizaram vapers com nicotina em 2020.

O seminário faz parte das ações da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Cidadania que teve início no último domingo (26) e segue com programações até a próxima sexta-feira (1º). A programação traz uma série de atividades que aborda três eixos da política sobre drogas: prevenção, acolhimento e reinserção social.

“O objetivo dessa semana de ações é levar conscientização e reflexão à população, sobre como participar ativamente no combate às drogas, especialmente para o público jovem”, explica o secretário da Sejus, Jaime Santana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação ocorre em obediência à Lei nº 13.840/2019, que trata do conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem as políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas, incluindo-se nele, por adesão, os Sistemas de Políticas Públicas sobre Drogas dos Estados, Distrito Federal e Municípios. A referida Lei (Art. 19-A) determina que, na quarta semana de junho, serão intensificadas ações de cunho preventivo, de acolhimento e reinserção socioeconômica.

Na quinta-feira, dia 30, a SUBED participará de ação conjunta com a OSC Salve a Si às 19h. A equipe da SUBED estará presente no “Banho Solidário”, um projeto de cuidados às pessoas em situação de rua. A SUBED estará presente, oferecendo orientação à população com o apoio de psicólogo e assistente social. Na ocasião haverá a distribuição de kit de higiene.

O encerramento será realizado na sexta-feira, dia 1º, na Comunidade Terapêutica Feminina Maria de Magdala. Na oportunidade, haverá o encerramento do Termo de Fomento nº 6/2021, projeto que levou capacitação às mulheres acolhidas numa perspectiva de reinseri-las na sociedade com dignidade, por meio do trabalho. No evento, serão entregues os certificados de conclusão dos cursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Matéria publicada em 28 de junho de 2022 22:13

Redação Jornal de Brasília

Notícias Recentes

Movimentos contra Bolsonaro decidem não disputar 7 de setembro com ele

Em 2021, eles se juntaram ao tradicional Grito dos Excluídos e fizeram manifestações contra o presidente na data

10 de agosto de 2022

Ministro do TSE manda YouTube apagar discurso em que Lula chama Bolsonaro de genocida

O magistrado considerou que o discurso pode ter configurado "propaganda eleitoral extemporânea negativa"

10 de agosto de 2022

DF é condenado a indenizar aluno que sofreu reação alérgica após ingerir alimento

A decisão é do juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública do DF que concluiu que não foram observados os…

10 de agosto de 2022

TJDFT suspende expediente nesta quinta (11)

Na data em questão é comemorado no Brasil o Dia do Magistrado, Dia do Advogado e Dia da Criação dos…

10 de agosto de 2022

Juiz autoriza prisão de agente penal que matou petista a tiros em Foz do Iguaçu

Guaranho recebeu alta nesta quarta-feira, 8, mas ainda não havia sido transferido para o presídio

10 de agosto de 2022

Servidores da Abin criticam veto de Bolsonaro ao reajuste para policiais na LDO

De acordo com a sugestão de veto do Ministério da Economia, a proposta original da do governo para a LDO…

10 de agosto de 2022

This website uses cookies.