Menu
Brasília

Segundo pesquisa da UnB, brasiliense não rejeita a comemoração dos 50 anos

Arquivo Geral

11/03/2010 6h00

A reunião do governador interino, Wilson Lima (PR), com o secretariado durou cerca de uma hora e meia e teve como foco de discussão toda a programação para o cinquentenario da cidade. O presidente da BrasíliaTur afirmou ainda que há uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) mostrando que o brasiliense não rejeita a comemoração dos 50 anos da cidade por causa da prisão de José Roberto Arruda. “Há uma pesquisa mostrando que 98% dos entrevistados aceitaram e querem a festa”, afirmou.

Logo que assumiu o governo, o governador interino se reuniu com a organização do evento. Segundo interlocutores, chegou-se a cogitar a não realização da festa para evitar mais desgaste no governo, que corre risco de sofrer um intervenção federal. O medo era de que a opinião pública criticasse a realização de uma festa em meio a tantos escândalos.

Todos os artistas internacionais que haviam sido cogitados para as comemorações, entre eles, Paul McCartney, U2 e Madonna, foram descartados. O secretário de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho, informou
que, em conversa com Daniela Mercury na noite de terça-feira, foi discutida a possibilidade de ela ser, também, a mestre de cerimônia da festa.

Gorgulho, em resposta sobre a relação da crise política do DF com o cinquentenario da cidade ele diz: “Apesar de já ter influenciado na programação, nenhuma crise vai tirar o brilho da festa de aniversário da cidade. No desfile da Beija-Flor, que homenageou Brasília, por exemplo. As pessoas pensavam que a escola seria vaiada por conta do que vinha ocorrendo, o que não aconteceu. A escola foi muito aplaudida”, lembra. E comenta, “Brasília é a quarta cidade do país, esta crise política é resultado do sucesso de Brasília, se fosse uma cidade chinfrim, teria uma crise chinfrim”, ressalta.

 

Obras
A conclusão das 50 obras previstas para os 50 anos de Brasília também foi objeto de discussão. De acordo com o Secretário de Obras, Jaime Alarcão, grande parte das obras foi centrada na revitalização do Eixo Monumental.
“Estamos construindo a nova feira, revitalizando a Torre de TV, reformando a Catedral, o Teatro Nacional, entre inúmeros outros. E, a partir do dia 21 de abril, todas as pessoas que chegarem de outros estados já vão desembarcar na nova Rodoviária”, revela.

Alarcão confirma que todas as 50 obras já deverão estar concluídas antes do aniversário do cinquentenário e contabiliza os gastos gerais com as obras no DF em R$ 1,6 bilhão.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado