Menu
Brasília

Segundo dia do Movimente 2026 amplia debates sobre autonomia feminina

Reconhecimento estudantil e serviços gratuitos marcam programação final do evento

Caroline Purificação

04/03/2026 18h33

11.12. movimente cidades. foto divulgação smdf2

11.12. movimente cidades. foto divulgação smdf2

O segundo dia do Movimente 2026 foi marcado por debates sobre educação e assistência social no Royal Tulip Brasília Alvorada. Promovido pelo Sebrae-DF, o evento reuniu a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, a secretária de Educação (SEEDF), Hélvia Paranaguá, e a secretária de Desenvolvimento Social (SEDES-DF), Ana Paula Marra, em um painel que destacou políticas públicas voltadas à autonomia feminina. Durante a programação, estudantes do Recanto das Emas também foram premiadas após se tornarem finalistas de um prêmio internacional nos Emirados Árabes.

No painel, a primeira-dama lembrou que muitas mulheres vítimas de violência ainda enfrentam dificuldades para acessar as medidas de proteção do Estado. Maryana também destacou a importância da gratuidade do transporte público para que essas mulheres consigam chegar até as políticas públicas disponíveis. Sobre a importância da independência financeira das mulheres, ela relatou: “ter autonomia financeira impede que a mulher se submeta à violência e aos abusos. Dignidade é ter autonomia, poder de escolha e a possibilidade de empreender com apoio”.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, frisou que não se pode falar sobre empreendedorismo sem antes fornecer um ambiente social seguro para as mulheres, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. “É impossível falar de empreendedorismo para uma pessoa que às vezes não tem o que comer em casa. O Estado precisa garantir o mínimo para que a mulher tenha o direito e a oportunidade de sonhar”, explicou.

Outra questão debatida entre as convidadas foi a questão de mulheres ocuparem espaços de liderança. Na ocasião, Hélvia destacou que antes a pasta possuía um conselho majoritariamente masculino, e hoje o cenário mudou. A SEEF conta com 74% da força de trabalho feminina e um quadro de 88% de mulheres na educação infantil e séries iniciais. “A educação é uma área majoritariamente feminina, mas a secretaria era composta, em sua maioria, por homens. Precisamos ocupar esses espaços. Nós não estamos aqui para roubar o espaço dos homens, queremos equidade. Queremos que esses espaços sejam abertos para nós”, pontuou. 

A celebração marcou ainda a premiação das alunas do Centro de Ensino Médio 111, do Recantos das Emas, finalistas do Prêmio Zayed de Sustentabilidade. As estudantes Micaelly Mesquita e Polyanna Feitosa representaram o Brasil em uma disputa com inúmeros países em Dubai. 

“A escola periférica do Distrito Federal está aqui para mostrar que, quando o governo quer, quando a política pública chega e quando temos diretores e vice-diretores comprometidos, o resultado é esse. Elas desenvolveram um projeto de reaproveitamento de água e energia fotovoltaica e hoje estão entre as três finalistas”, destacou. 

Na parte cultural, uma das apresentações no palco foi o Coletivo Batalha das Gurias, que abriu espaço para a arte local. Com início em 2013, o grupo oferece um local seguro para a batalha de rimas apenas entre mulheres. Nos versos, as artistas falam sobre suas trajetórias de vida, citando o cotidiano nas periferias do DF e os desafios da maternidade solo.  

Negócios para mulheres

A manhã do evento recebeu um grande destaque com o Seminário Realize com 20 ideias de negócios para as mulheres que desejam empreender. Na abertura, a vice-governadora Celina Leão comentou sobre a importância das iniciativas que incentivam o empreendedorismo feminino. 

“Muitas vezes aquilo que você já sabe fazer pode se transformar em um produto ou em um negócio. O empreendedorismo nasce, muitas vezes, do talento que já existe no cotidiano das mulheres e é por isso que todas as mulheres podem contar com a Secretaria da mulher e com o Sebrae para darem forma aos sonhos e objetivos”, comentou Celina.

Com oito espaços de palestras no evento, muitos outros temas foram debatidos. Como o “Do talento ao lucro: transformando habilidades em negócios sustentáveis”, com a subsecretária da Mulher, Renata Aguiar; e o “Empreendedorismo Rural Feminino: Desafios, Oportunidades e Geração de Renda”, com a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. Outro destaque na ocasião foi a palestra da influencer Pequena Lô, com o tema “Adaptabilidade como Estratégia de Sucesso”.

Para além do empreendedorismo 

Além das palestras para adquirir conhecimento, o Sebrae-DF oferece ainda um stand de atendimento para mulheres que querem empreender. Os atendentes tiravam dúvidas e explicavam sobre os procedimentos básicos para as mulheres presentes. Outro benefício para quem participou do Movimento 2026 foi o espaço saúde, local com consultas rápidas até bioimpedância. Nadjine Ataides, de 58 anos, não conseguiu participar do primeiro dia, mas estava super animada com a programação do último dia. 

Aposentada, a mulher começou a empreender há cinco anos e não perde um evento do Sebrae. “Eu sempre espero o melhor do Sebrae. É uma instituição que realmente orienta empreendedores e microempreendedores, por isso não perco um evento. A programação está trazendo conteúdos interessantes não só na área do empreendedorismo, mas também sobre a vivência feminina. Encontrei um estande de saúde, fiz minha bioimpedância e fiquei feliz com o resultado, mas consciente de que ainda posso melhorar”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado