Às vésperas do início do ano letivo, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) reforça as orientações para as equipes atuarem em situações de violência nas escolas. Todas as unidades da rede pública agora contam com um cartaz informativo que reúne procedimentos a serem adotados diante de conflitos, ameaças ou episódios de agressão no ambiente educacional.
Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o objetivo do documento é assegurar segurança e clareza na condução dessas situações. “Cuidar das nossas crianças, adolescentes e de quem trabalha nas escolas é a prioridade. Esse protocolo foi pensado para apoiar as equipes, dar segurança e orientar a tomada de decisões em momentos difíceis, sempre com diálogo, responsabilidade e foco na proteção de todos”, afirma a gestora.
O material faz parte de um protocolo elaborado pela própria secretaria, apresentando diretrizes para gestores e profissionais, com orientações para uma atuação segura, organizada e articulada com a rede de proteção.
Antes de chegar às unidades de ensino, o protocolo é apresentado aos coordenadores regionais, que recebem as orientações e as repassam aos diretores. A partir desse alinhamento, um banner com as instruções é produzido e distribuído para toda a rede pública do Distrito Federal.
Ao explicar a importância da iniciativa, a chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz, Ana Beatriz Goldstein, destaca que o acesso fácil às orientações fortalece a atuação das equipes. “A ideia é que todos tenham esse material à mão. Ele orienta como agir em situações de violência, com mais segurança e cuidado, ajudando a preservar as pessoas e a manter um ambiente mais tranquilo e saudável”, afirma.
Com informações da Secretaria de Educação