O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), presidido pelo secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, encaminhou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva propondo a criação de um Ministério da Segurança Pública. A proposta é vista como uma medida estratégica para fortalecer a governança e a política nacional de segurança.
A carta, aprovada e assinada por todos os secretários de segurança do Brasil, argumenta que, apesar de ser a maior preocupação da população, a segurança pública é a única área essencial que não possui um ministério próprio, sendo atualmente tutelada pelo Ministério da Justiça. Segundo o documento, essa situação compromete a atenção especializada que o tema exige e prejudica o papel de coordenação do Governo Federal.
Os secretários destacam que a criação de um ministério dedicado permitiria que as políticas de segurança nacional fossem conduzidas por profissionais da área, em articulação direta com as pastas estaduais e distrital. A carta cita como exemplo positivo o antigo Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que demonstrou capacidade de articulação federativa e resultou em importantes avanços, como a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
A proposta também lembra o compromisso do presidente Lula, durante a campanha, de criar o ministério, e reforça que a medida seria um legado importante para o país.