O secretário de Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Barreto, participa do 55º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, entre os dias 5 e 6 de setembro, em Salvador (BA). Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), o encontro reúne secretários e representantes estaduais de todo o país que discutem a melhoria da gestão pública, questões federativas e orçamentárias e a infraestrutura logística dos estados.
“A discussão sobre conjuntura econômica mostra necessidade de cautela e de equilíbrio de contas. O cenário econômico internacional segue incerto e isso indica necessidade de controle das contas públicas. Os estados, todos eles, estão com dificuldades no orçamento”, ressaltou Barreto.
Além das questões orçamentárias, os secretários de planejamento estão discutindo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Caixa Econômica Federal (CEF) mecanismos mais ágeis para financiamentos em infraestrutura.
A abertura do Fórum aconteceu nesta quinta-feira (05/09) pela manhã. O evento foi aberto pelo governador Jaques Wagner, o secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conseplan, Gustavo Nogueira, e o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli. Esta é a segunda vez que a Bahia sedia o encontro realizado a cada três meses, desde a criação do conselho, em 2006.
Para Gustavo Nogueira, a troca de experiências contribui para o equilíbrio das contas estaduais no período em que os governos se preparam para fechar os orçamentos para o próximo ano. “A discussão é de como os estados estão conseguindo fechar as peças orçamentárias e que busquem ampliar o investimento, mas, sobretudo, equilibrar as contas, respeitando o princípio da responsabilidade fiscal”.
Nesta sexta-feira, o ministro dos Transportes, César Borges, faz palestra sobre infraestrutura e logística. Já o coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Cláudio José Trinchão Santos, e o senador Walter Pinheiro apresentam o painel Infraestrutura e Logística e o painel Distribuição de Recursos – União/Estados/Municípios.