Menu
Brasília

Secretário diz que há aumento de 25% nas internações de jovens

Okumoto afirmou ainda que já é possível dizer que pelo menos duas novas cepas do coronavírus circulam no DF

Catarina Lima

09/03/2021 17h35

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, informou que foi observado um aumento de 25% nas internações de jovens devido a complicações da covid-19. Okumoto disse que as constatações fazem parte de relatórios nacionais a que ele teve acesso, mas não especificou quais.

Para atender ao público mais jovem, a Secretaria providenciou a abertura de sete novos leitos no Hospital da Criança, que serão destinados a pacientes com idade de até 17. Okumoto afirmou que já é possível dizer que pelo menos duas novas cepas do coronavírus circulam no DF. Para saber ao certo as variantes que contaminam na cidade, está sendo realizado, em laboratório local, o sequenciamento genético do vírus. O estudo, segundo o titular da SES, deverá ficar pronto nos próximos dias e será divulgado.

“Este aumento das internações de jovens reforça a necessidade de medidas restritivas”, disse o secretário de Segurança, Anderson Torres.

Ao mesmo tempo que foi verificado um aumento nas complicações por covid em adolescentes e jovens, o secretário Osnei disse que estão caindo as internações de pessoas com idade acima de 80 que tomaram a vacina. “Verificou-se que mesmo entre os que contraem a covid, as complicações são menores”.

Em entrevista coletiva na tarde desta terça (09), o secretário de Saúde anunciou que a meta do Governo do Distrito Federal (GDF) é chegar ao quantitativo de 398 leitos, além dos hospitais de campanha que estão em fase de contratação da estrutura. Hoje a rede pública já dispõe de 295 leitos de UTI, sendo dois deles em hospitais privados.

Além destes, existem 417 leitos não covid, segundo o secretário. Estes são destinados a pacientes que fazem cirurgias cardíacas, neurológicas e transplantes, dos quais 38% atendem aos não residentes no Distrito Federal.

Fiscalização

O secretário de Segurança, Anderson Torres, disse que até amanhã a força-tarefa encarregada de fiscalizar e fazer cumprir as medidas restritivas – fechamento do comércio e toque de recolher – estará nas ruas apenas orientando a população que estiver circulando depois das 22 horas. A partir da sexta-feira, segundo o titular da pasta, as pessoas poderão ser multadas. A multa, segundo determinado pelo decreto – é de R $2 mil. A equipe dará atenção especial às festas clandestinas. “Vamos endurecer com relação às festas. A lei será cumprida”, destacou Torres.

Vacinas

Okumoto disse que as 27,8 mil doses de vacinas da Coronavac que chegaram ontem ao Distrito Federal serão suficientes para vacinar com as duas doses as 9,8 mil pessoas de 74 anos que vivem na cidade e ainda destinar uma parte do quantitativo aos trabalhadores da saúde dos hospitais privados.

Mais uma vez o chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha, disse que o governo local não pretende comprar vacinas. Segundo ele, todo o imunizante disponível no mercado já está reservado. O DF continuará a receber vacinas do governo federal pelo Plano Nacional de Imunização.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado