Menu
Brasília

Secretário destaca instalações para deficientes no Maracanã

Arquivo Geral

24/05/2007 0h00

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Eduardo Paes, revelou nesta quinta-feira que todos os equipamentos de responsabilidade do Estado a serem utilizados nos Jogos Pan-americanos foram adaptados ou sofreram intervenções para adequá-los aos portadores de deficiências especiais. Especificamente no Maracanã, duas rampas não atendiam às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

“A crítica feita pela superintendência do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência é verdadeira, mas o que ficou decidido para o estádio é que o acesso para os portadores de deficiência especial se dará pelas cadeiras azuis, sem a necessidade de utilizar rampas. Quando o portador for acessar as cadeiras especiais, ele usará o elevador, o mesmo acontecendo para os camarotes, onde ele também terá escadas rolantes” explicou Eduardo Paes.

Contudo, o Maracanã ainda vai passar pela construção de dois elevadores entre os portões 18 e 19 para facilitar o acesso de deficientes. O estádio já conta com três elevadores no Hall da Fama e, neste momento, está sendo construída uma rampa que dá acesso para a avenida Radial Oeste.

“O importante é dizer que a lei prevê que o Maracanã deveria disponibilizar apenas 105 lugares para portadores de deficiências e nós estamos disponibilizando o dobro disso, 200 lugares. O Maracanãzinho, que não está pronto ainda, teria que disponibilizar 26 lugares e nós estamos disponibilizando 108 lugares”, completou Eduardo Paes.

Para completar, também foram feitas obras no banheiro do estádio para adaptação aos deficientes físicos. “Foram completamente reformados, ampliados e adaptados. Somente na platéia inferior há 26 cabines sanitárias especiais, 13 masculinas e 13 femininas, todas com acesso para deficientes”, finalizou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado