O secretário de transporte e mobilidade do Distrito Federal (Semob) concedeu entrevista ao podcast Ponto a Ponto, do Governo do Distrito Federal (GDF). Durante o bate-papo, Zeno Gonçalves esclareceu as principais questões envolvendo o transporte e a mobilidade da capital federal.
Zeno Gonçalves disse que o GDF diagnosticou que apenas 31% das pessoas utilizavam o dinheiro como forma de pagamento nos ônibus e por isso foi tomada a decisão do processo de retirada dessa modalidade. “Ano passado foram quase R$ 280 milhões movimentados dentro dos ônibus, então é também uma questão de segurança”.
Até o momento, 52 ônibus já aceitam apenas o dinheiro como forma de pagamento de tarifa. “A ideia é que até o final do ano a gente vá expandindo as linhas de ônibus, ou o tempo que for necessário, para o usuário ir se adaptando”, explicou o secretário da Semob.
O secretário levantou números que mostram que a população vem abraçando a mudança na modalidade de pagamento. “Nos últimos 10 dias, mais de 12 mil cartões do BRB mobilidade foram emitidos.”
Aumento da passagem
Gonçalves explicou que não há intenção do GDF em aumentar o preço da tarifa de ônibus, que hoje possui valor médido de R$ 3,94. “Não vai haver aumento do custo de passagem, diferente do que vem acontecendo no Entorno”.
Pontos de recarga
Há a intenção do GDF aumentar os pontos de recarga dos cartões e a expansão deve acontecer em breve. “Teremos pontos de recarga, em breve, em 100% das regiões, serão mais de mil pontos”, explicou Zeno.
Bilhete avulso
O bilhete avulso poderá ser comprado nos pontos do BRB Mobilidade, mas não darão acesso à integração “O bilhete avulso vai permitir que o usuário sem documento nenhum acesso. É uma forma de garantir o acesso de todos aqueles que não podem ou não querem utilizar o cartão de débito ou de crédito”.