Como parte do cronograma de visitas aos hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, esteve nesta sexta-feira (8) no Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá. A visita teve o objetivo de estreitar o diálogo com as equipes locais e traçar estratégias para aprimorar a qualidade dos serviços à população.
Esta foi a terceira unidade visitada pelo gestor, que já passou pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A comitiva da SES-DF percorreu setores administrativos, a diretoria hospitalar e uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), atualmente em reforma, com previsão de conclusão até o fim do ano e ampliação para dez leitos.
Juracy Lacerda destacou a importância de conhecer de perto os processos para planejar ações duradouras e reorganizar fluxos, ampliando o acesso da população a tratamentos qualificados. O secretário ressaltou o desenvolvimento de painéis de monitoramento para acompanhamento em tempo real do fluxo das unidades, visando decisões mais eficientes e organização dos fluxos de trabalho.
A superintendente da Região de Saúde Leste, Maria de Lourdes Castelo Branco, destacou que a aproximação fortalece e valida o trabalho das equipes, abordando aspectos assistenciais e de infraestrutura.
Entre as melhorias recentes, está a reforma do box da sala vermelha de trauma e a inauguração prevista de 12 novos leitos no segundo andar do hospital. Também haverá readequação das áreas de emergência para um ambiente mais acolhedor.
O Hospital da Região Leste, inaugurado em 2002, atende moradores do Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Lago Sul, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral. Oferece serviços de urgência e emergência em diversas especialidades, sendo referência em ortopedia, principalmente para cirurgias de alta complexidade.