Durante debate ocorrido na noite de ontem na OAB/DF sobre políticas de enfrentamento ao crack, o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto, defendeu que o governo jamais poderia determinar ao poder judiciário a internação compulsória, nem defender a internação involuntária, dizendo a um profissional que ele deve internar uma pessoa.
O secretário frisou ainda que não existe política para internação compulsória. “Não cabe ao governo determinar ao judiciário o que ele tem que fazer e nem devemos impor a um psiquiatra que interne alguém”. Alírio Neto alerta ainda que é preciso investir na prevenção. “Não existe política pública sem a participação da sociedade”. “Acredito mais na prevenção que na recuperação”, justificou o secretário. Por isso, vem desempenhando uma série de atividades na Secretaria de Justiça, através do Projeto Viva a Vida sem Drogas, um trabalho contínuo com o jovem e sua família. Dentre as ações: distribuição de cartilhas com informações sobre o que são as drogas lícitas e as ilícitas, como começa a dependência e onde buscar ajuda; teatro para o público infantil (primeira ação de enfretamento ao crack na infância); capacitação de monitores das comunidades terapêuticas; palestras.
Segundo Alírito Neto, não existe atualmente um estado brasileiro com uma estrutura mais completa que o Distrito Federal no quesito enfrentamento às drogas. “Somente quatro estados tem qualquer política pública de enfrentamento ao crack”, especifica.