Começam nesta terça-feira (02/08) as aulas do curso de padeiro e confeiteiro nos Centros de Internação do Distrito Federal. Essa é a primeira vez que jovens em conflito com a lei vão aprender uma profissão e receber um diploma de qualificação. O projeto da Secretaria de Trabalho faz parte da política estratégica de qualificação profissional do GDF.
Nesta primeira fase, 75 adolescentes do Caje, Ciago e Ciape serão beneficiados. Os meninos e meninas foram selecionados pela equipe de psicólogos e assistentes sociais dos centros. O curso terá duração de três meses, e aulas nos turnos da manhã e tarde. Em princípio, a produção será para consumo próprio, mas em uma segunda fase vai ser comercializada pela associação de mães e pais.
Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, feita em março deste ano, revela que existem pelo menos mil e duzentas padarias espalhadas pelo DF, e que os salários variam entre R$ 700 e R$ 2 mil. Só no ano passado, o crescimento do setor foi de 13,7%. Quem se profissionalizar, dificilmente ficará sem emprego.
O projeto não para na qualificação profissional. A Secretaria de Trabalho também está preocupada com a inclusão desses adolescentes no mercado de trabalho, por isso, prepara uma equipe para intermediar a mão-de-obra. Em breve a Setrab também vai oferecer o curso de mecânica de automóveis.
Saiba Mais
Curso: padeiro e confeiteiro
Centros de Internação Atendidos:
– Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (CIAGO)
– Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE)
– Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (CIAPE)
Perfil dos alunos
Adolescentes em conflito com a lei internados, acima de 16 anos, que tenham concluído a 4ª série do Ensino Fundamental
Serviço
Aula Inaugural: 02/08
Horário: 9h
Local: Caje – SGAN 916 s/n Módulo F Asa Norte