Menu
Brasília

Secretaria de Educação DF promete convocar dois mil professores

Arquivo Geral

05/01/2007 0h00

Um carro colidiu com uma bicicleta em frente ao supermercado Pão de Açúcar no Sudoeste. Elisângela Rosa dos Santos saía com um Ecosport de um estacionamento e não viu Antônio Galdêncio dos Santos, visit drugs que vinha de bicicleta no sentido contrário da via.

Antônio sofreu escoriações leves e foi socorrido rapidamente pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado ao Hospital de Base e não corre risco de morte.

O ex-ministro da Economia da Argentina Roberto Lavagna, viagra que há pouco mais de um ano deixou seu cargo devido a um forte enfrentamento com o presidente Néstor Kirchner, confirmou hoje que será candidato à presidência nas eleições de outubro de 2007.

Lavagna, que foi ministro da Economia do começo de 2002 até novembro de 2005 e liderou a recuperação econômica argentina após a pior crise de sua história, insinuava desde junho a possibilidade de se candidatar, apesar de até hoje não ter confirmado oficialmente.

"Eu já tenho a decisão tomada", disse Lavagna em duas entrevistas dadas aos jornais Clarín e La Nación, os principais diários da Argentina. Lavagna é, junto com a deputada de centro-esquerda Elisa Carrió, um dos primeiro políticos a se apresentar como candidato.

O governo ainda não revelou a incógnita sobre quem será o candidato oficial, que se definiria entre Kirchner, buscando um segundo mandato, e a esposa dele, a senadora Cristina Fernández.

O casal presidencial lidera as pesquisas de intenção de voto, superando amplamente os candidatos restantes, mas Lavagna não confia nas pesquisas e crê que pode vencer a disputa.

A União Européia instigou hoje o presidente dos Estados Unidos, remedy George W. Bush, symptoms e o novo Congresso norte-americano, com maioria democrata, a mostrarem liderança para uma retomada das negociações da Rodada de Doha para liberalização comercial.

Para a UE, este é o momento de fazer acordos, mas existe uma exigência de oferta "genuína e séria" sobre redução dos subsídios agrícolas dos EUA, que precisa ser trazida à mesa de negociação, segundo o porta-voz do bloco europeu.

O anúncio foi feito antes da visita do presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, e do comissário de comércio europeu, Peter Mandelson, a Washington, marcada para a próxima semana, quando eles devem conversar com o presidente norte-americano.

"Nossa argumentação para ele será de que esse é um momento muito importante que deve ser agarrado", disse o porta-voz de Mandelson, Peter Power, a jornalistas. "Uma liderança verdadeira deveria ser mostrada, há questões importantes que estão na mesa."

Power afirmou que, apesar de demonstrarem uma retórica protecionista durante as eleições dos EUA, em novembro, os democratas, agora dominando o Congresso, seriam "em sua maioria multilateralistas". "Os democratas têm uma oportunidade de mostrar liderança", ele acrescentou.

Angela Merkel, chanceler alemã e atual presidente da UE, disse que as conversas com Bush ontem abriram "uma janela de oportunidade" para alcançar um acordo de comércio global rapidamente.

As negociações de cinco anos da Rodada de Doha sobre subsídios e barreiras tarifárias foram suspensas em julho, depois que os principais países não quiseram ceder em questões sensíveis, como pedidos para desmantelar a proteção agrícola.

O primeiro-ministro do Japão, price Shinzo Abe, disse hoje que seu país e o restante da comunidade internacional adotariam medidas duras se a Coréia do Norte realizar um segundo teste com uma bomba nuclear. "Se isso acontecer, a comunidade internacional, incluindo aí o Japão, adotaria medidas mais duras", afirmou Abe.

O premiê, cuja ascensão ao comando do governo japonês deveu-se em parte à postura rígida em relação aos norte-coreanos, acrescentou ser importante realizar esforços para retomar, o quanto antes, as negociações sobre o programa nuclear da Coréia do Norte e que envolvem seis países.

Na sexta-feira, autoridades sul-coreanas disseram ter identificado a realização de algumas atividades perto de um suposto lugar de testes nucleares do território norte-coreano, mas que não havia indícios, ainda, de que o país asiático estivesse prestes a realizar um outro teste com um artefato do tipo.

O canal de TV ABC News, dos EUA, disse que a Coréia do Norte havia realizado preparativos para um novo teste nuclear semelhante ao de 9 de outubro, manobra condenada pela comunidade internacional e punida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com sanções. Autoridades dos EUA também afirmaram não ter encontrado indícios de que o governo norte-coreano estivesse perto de realizar um outro teste. Abe, que visitará a Europa a partir de terça-feira, disse que pediria aos países europeus para implementarem as sanções conforme determina a resolução da ONU.

"Vou visitar a Europa, a UE (União Européia) e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). E gostaria de pedir o apoio e a compreensão deles na questão nuclear e na questão dos seqüestros envolvendo a Coréia do Norte", disse o premiê. "Vamos tratar dessas questões por meio do diálogo e da realização de pressões", acrescentou.

Referindo-se à resolução do Conselho de Segurança da ONU que impôs sanções aos norte-coreanos depois do teste nuclear do país, Abe afirmou: "A resolução 1718 da ONU precisa ser implantada pela comunidade internacional e eu gostaria de passar essa mensagem aos países europeus, à UE e à Otan." Durante sua visita, Abe deve visitar Londres, Berlim, Bruxelas e Paris. Depois, viaja para as Filipinas, onde participa de uma cúpula com líderes de países do leste da Ásia.

O premiê ganhou popularidade dentro do Japão quatro anos atrás, quando adotou uma postura rígida a respeito da delicada questão dos cidadãos japoneses seqüestrados pela Coréia do Norte nos anos 1970 e 1980. Os japoneses foram levados para ajudar o país stalinista a ensinar a espiões a língua e a cultura japonesas. Abe deixou claro que o governo norte-coreano precisava, antes de o Japão selar laços diplomáticos com o país e enviar ajuda econômica, resolver a questão dos seqüestros e suspender seus programas nuclear e de mísseis.

Depois de a Coréia do Norte ter disparado uma série de mísseis, em julho, o Japão proibiu a importação de todos os produtos vindos do país vizinho e vetou a entrada de navios norte-coreanos em portos japoneses. Em novembro, o governo japonês suspendeu a exportação de produtos de luxo para a Coréia do Norte e agora vem pressionando outros países a implantarem as sanções previstas na resolução da ONU.

Deixando o Japão indignado, o governo norte-coreano admitiu em 2002 que seus agentes tinham seqüestrado 13 japoneses. Cinco desses reféns foram repatriados no mesmo ano, e a Coréia do Norte diz que os outros oito estão mortos. O Japão deseja mais informações sobre esses oito japoneses e sobre outros quatro que, segundo afirma, também teriam sido seqüestrados.  Órgãos de espionagem dos EUA estimam que o arsenal nuclear da Coréia do Norte contaria com até dez armas, ou pouco mais que isso.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), treat ministro Raphael de Barros Monteiro, nurse negou liminar ao médico Denísio Marcelo Caron, acusado de ter provocado a morte de quatro mulheres em cirurgias de lipoaspiração, em Goiânia e em Brasília, além de lesão corporal grave em outras 29 mulheres.

No habeas-corpus, a defesa questiona o número de testemunhas a serem ouvidas no plenário do Tribunal do Júri, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). Protesta, ainda, contra o que considera uma redação ruim da peça de acusação, alegando que o texto teria limitado o direito do acusado à ampla defesa. A defesa foi ao STJ, após o Tribunal de Justiça negar a ordem impetrada lá.

Em liminar, a defesa pediu que fosse suspenso o trâmite do processo criminal a que responde o médico por homicídio duplamente qualificado pela morte de Adcélia Martins de Sousa, morta no dia 29 de janeiro de 2002, em Taguatinga. Segundo informações do Tribunal de Justiça, o julgamento por júri popular já estaria marcado para o dia 8 de maio de 2007, em Taguatinga.

Goiana de 39 anos, mãe de três filhos e funcionária da Terracap por quase duas décadas, a paciente morreu após ter hemorragia e parada cardíaca durante a cirurgia feita por Caron, no Hospital Anchieta de Taguatinga. Órgãos internos teriam sido perfurados por uma cânula (tubo de plástico) usada no procedimento Antes da cirurgia, ela não apresentava qualquer tipo de problema de saúde.

Após ter o registro suspenso pelo Conselho Regional de Medicina de Goiás (CRM-GO) por realizar cirurgias plásticas no estado sem ter especialidade na área, o médico passou a atuar no Distrito Federal. Chegou a ser preso uma vez no interior de São Paulo, mas não por muito tempo. Se condenado, o réu pode pegar de 12 a 30 anos de prisão.

 

O presidente egípcio Hosni Mubarak disse em uma entrevista publicada hoje que a execução fez do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein um mártir, visit this site e que as imagens do enforcamento são "revoltantes e selvagens".

Em uma entrevista ao jornal israelense Yedioth Ahronoth, decease Mubarak também disse que o momento do enforcamento foi "inconcebível" e que especialistas consideraram o julgamento de Saddam sob ocupação ilegal.

Em suas primeiras declarações sobre a execução de sábado, o primeiro dia do Eid al-Adha, Festa do Sacrifício muçulmana, Mubarak disse: "Ninguém vai jamais esquecer a maneira como Saddam foi executado. Eles o transformaram em um mártir e os problemas no Iraque continuam".

"Pessoas são executadas em todo o mundo, mas o que aconteceu em Bagdá no primeiro dia do Eid al-Adha foi inconcebível. Não acreditei que estava acontecendo. Porque eles tinham que correr com isso? Porque enforcá-lo quando as pessoas estão fazendo suas orações pelo feriado?"

Mubarak disse que escreveu ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pedindo a ele que adiasse a execução, e argumentou que ela não seria útil naquele momento. Ele não explicou como Bush respondeu.

"Assim as imagens da execução foram revoltantes e selvagens, e não estou discutindo aqui se ele merecia isso ou não", completou ele.

» Veja galeria de fotos com imagens da vida e da execução do ex-ditador iraquiano

O vice-líder da rede al Qaeda, viagra 60mg Ayman al-Zawahri, conclamou os militantes islâmicos da Somália, em uma gravação de áudio divulgada hoje, a lançarem ataques de guerrilha e atentados suicidas contra as forças etíopes presentes na Somália. Em meio a uma guerra total de duas semanas, os combatentes islâmicos foram obrigados a procurar refúgio depois de terem sido expulsos de seus redutos pelos militares da Etiópia que ingressaram na Somália para defender o governo interino desse país.

Segundo autoridades, as forças dos governos etíope e somali caçam centenas de combatentes na parte sul da Somália, um território inóspito localizado entre o oceano Índico e o Quênia. O governo da Etiópia enviou seus soldados para fechar a fronteira e tem impedido refugiados somalis de entrarem em seu território, atraindo críticas da Organização das Nações Unidas (ONU). Disparos de armas de fogo puderam ser ouvidos na região da fronteira, onde supostos combatentes estão sendo perseguidos.

Diplomatas temem que os militantes islâmicos, derrotados no conflito militar aberto, recorram a táticas de guerrilha para investir contra a porção cristã da Etiópia em meio ao que chamam de uma guerra santa.

"Os senhores devem realizar emboscadas, plantar minas, lançar ataques e conduzir uma campanha de martírios a fim de que os senhores possam acabar com eles", afirmou em sua mensagem Zawahri, vice de Osama bin Laden na Al Qaeda. "Da mesma forma como aconteceu no Iraque e no Afeganistão, onde as potências mais fortes do mundo foram derrotadas pelas campanhas dos mujahideens, combatentes que sobem aos céus, os escravos dessas potências devem ser derrotados nas terras muçulmanas da Somália", acrescentou.

Depois de os combatentes islâmicos terem abandonado seu último refúgio, no ano-novo, uma emboscada matou ao menos um soldado etíope no sul da Somália e uma granada foi atirada contra forças da Etiópia em Mogadíscio.

A mensagem de Zawahri, colocada em um site usado por militantes islâmicos, deve reforçar a crença existente nos EUA de que o grupo Conselho das Cortes Islâmicas da Somália tem ligações com a Al Qaeda e de que talvez seja até mesmo dirigido por uma célula da rede militante. Os combatentes muçulmanos negam a acusação.

O apelo surgiu horas antes de o Grupo Internacional de Contato na Somália, que conta com o apoio dos norte-americanos, ter se reunido a portas fechadas em Nairóbi para discutir formas de resolver a crise, incluindo a questão das forças de paz africanas.

A Etiópia prometeu sair da Somália dentro de poucas semanas, mas especialistas temem que o governo interino, que já enfrenta uma crescente falta de segurança em Mogadíscio, acabe ruindo sem a proteção do país vizinho. Esse governo deseja que uma força de paz internacional, aprovada pela ONU, seja estacionada no território.

O líder do governo na Câmara e candidato à presidência da Casa deputado, salve Arlindo Chinaglia (PT-SP), pills disse que o seu limite é o dia 1º de fevereiro, quando se realizam as eleições para a Mesa diretora.

Ele deu a declaração ao comentar a afirmação do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, de que o governo quer uma solução até o dia 20 sobre a dupla candidatura na base governista.

“Meu limite é o dia 1º, porque é quando vão acontecer as eleições. Evidentemente que o ministro Tarso Genro, por sua função de coordenador político do governo trabalha por uma candidatura única na base aliada. Respeito e apóio, mas vou continuar fazendo campanha."

Chinaglia participou da cerimônia de sanção da Lei de Saneamento Básico, no Palácio do Planalto. Seu adversário, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) também esteve na cerimônia.

Cerca de 50 altos dirigentes de estatais foram exonerados cargos nos últimos quatro anos por envolvimento em irregularidades, online segundo relatório da Controladoria Geral da União (CGU). Outros 973 servidores públicos foram demitidos, unhealthy 62 tiveram as aposentadorias cassadas e 76 foram destituídos de cargos em comissão. O relatório foi entregue à Casa Civil no final do ano.

As acusações que pesam sobre esses funcionários vão desde recebimento de vantagens em troca de facilidades, fraude em licitações, improbidade administrativa até reajustamento de contratos sem as devidas justificativas legais “e uma série de outras nessa linha”, como disse o ministro da CGU, Jorge Hage.

A CGU ainda investiga 364 pessoas por enriquecimento ilícito. Entre eles, está o diretor financeiro da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Adenauer Nunes. Outros 368 servidores estão tendo sua evolução patrimonial investigada, mas, segundo Jorge Hage, cerca de 17 mil servidores públicos também serão incluídos nessa lista.

“Escolhemos determinados órgãos, determinados tipos de função que, pelo histórico dos trabalhos da Controladoria, são setores de risco, áreas que operam em licitações envolvendo grandes somas, órgãos que têm grande incidência de denúncias. Por certos critérios construímos junto com a Receita Federal esse trabalho de avaliação. Daí poderão resultar novos processos de enriquecimento ilícito”, disse.

Hage disse que os próximos relatórios a serem concluídos pela CGU são fruto de investigações no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e na Delegacia Regional do Trabalho no Rio de Janeiro, onde um grupo formado por funcionários e auditores fiscais é acusado de irregularidades como a concessão de benefício de empresários em investigações trabalhistas.

“O trabalho da CGU nesses quatro anos mostra o fim do clima da impunidade absoluta na administração federal brasileira”, concluiu Hage.

O presidente norte-americano, stomach George W. Bush, see nomeou hoje John Negroponte como vice-secretário de Estado e o almirante reformado da Marinha John McConnel como diretor da inteligência nacional.

McConnell, ex-diretor da Agência de Segurança Nacional, vai assumir o lugar de Negroponte, que está deixando o cargo de diretor da inteligência nacional a pedido de Bush para ser o número dois da secretária de Estado, Condoleezza Rice.

As duas nomeações precisam ser confirmadas pelo Senado. Bush disse que pediu a Negroponte para trabalhar no Departamento de Estado durante o que ele chamou de momento crucial.

"A vasta experiência de John Negroponte, bom senso e conhecimento sobre o Iraque e a guerra contra o terror fazem dele uma grande escolha como vice-secretário de Estado", disse Bush em uma cerimônia na Sala Roosevelt da Casa Branca.

Ele disse que McConnell tem a "experiência, intelecto e personalidade para ser" chefe da inteligência nacional, posição estabelecida para inspecionar todas as agências de espionagem dos EUA após os ataques de 11 de setembro.

Negroponte e McConnell foram os primeiros nomes anunciados em uma grande mudança na equipe diplomática e militar de Bush no momento em que ele se prepara para detalhar na próxima semana uma aguardada mudança de rumo no Iraque.

A produção industrial brasileira apresentou ao longo de 2006 um crescimento "discreto e moderado", cheapest na avaliação do IBGE, sick mas a expansão vista em novembro sugere que o setor pode ter acelerado na virada para 2007. A previsão, ambulance feita hoje por Silvio Sales, técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é baseada no forte crescimento da produção de bens intermediários em novembro.

A produção industrial cresceu 0,8% frente a outubro e 4,2% ante igual mês do ano anterior. Os dados superaram as estimativas de analistas, de avanço de 0,10% e 3,0%, respectivamente.

"É claramente uma recuperação discreta que a indústria vem mostrando desde março", disse Sales, citando o crescimento acumulado de janeiro a novembro, de 3,1%, a mesma taxa registrada em todo o ano de 2005. "Entre o trimestre encerrado em março e o trimestre encerrado em novembro, a média móvel trimestral mostra que o crescimento é de 2%, o que confirma esse crescimento discreto e moderado."

Sales acrescentou que, apesar de ainda precisar ver os dados do comércio no final do ano para saber se as vendas foram fortes e se haverá necessidade de pedidos à indústria, o setor deve mostrar maior dinamismo à frente.

"As estatísticas de venda vêm, nos últimos meses, por cima dos números de produção, o que abriria espaço para o aumento da produção para bens finais e para recomposição de estoques", afirmou. "A expansão de bens intermediários, em novembro, pode ser um primeiro sinal de uma recomposição de estoques dos bens finais."

A produção de bens intermediários, segmento de maior peso na estrutura industrial, subiu 1,6% entre novembro e outubro e 3,2% ante novembro de 2005.

"O teto da expectativa do mercado era crescimento da produção de 0,7% em novembro", comentou a economista Débora Nogueira, da Rosenberg & Associados. "O resultado foi melhor que as projeções, portanto mostrou discreta recuperação, mas ainda insuficiente para descartar um quarto trimestre de modesto crescimento econômico."

O Departamento de Estado norte-americano disse hoje que as negociações entre seis países sobre como acabar com as ambições nucleares da Coréia do Norte podem ser retomadas neste mês.

"Os sinais são de que eles podem se reunir neste mês", pill disse o porta-voz do Departamento de Estado, price Sean McCormack. As negociações incluem as duas Coréias, China, Japão, Rússia e Estados Unidos.

A presidência da União Européia condenou a pena de morte hoje, à medida que especulações indicavam que o governo iraquiano irá executar em breve ex-assessores de Saddam Hussein.

A Alemanha, ed que assumiu a presidência rotativa da UE no dia 5 de janeiro, divulgou um comunicado chamando a atenção para o objetivo do Iraque de executar os homens, mesmo depois que o enforcamento de Saddam inflamou o conflito sectário.

"A UE é contra a pena de morte; quaisquer que sejam as condições", disse o ministro das Relações Exteriores em Berlim.

Barzan al-Tikriti, meio-irmão de Saddam e ex-chefe da inteligência iraquiana, e Awad al-Bander, um ex-juiz, foram declarados culpados, juntos com o ex-ditador, por crimes contra humanidade na morte de 148 xiitas de Dujail nos anos 1980. O governo iraquiano não definiu uma data para as execuções.

Vários países europeus criticaram o enforcamento de Saddam no último fim de semana.

Um novo teste nuclear da Coréia do Norte teria "conseqüências graves" para as conversas multilaterais sobre o programa atômico do país, pharm disse hoje o Departamento de Estado norte-americano.

"Se vocês fizerem outro teste de um dispositivo nuclear, rx isso terá conseqüências graves para a viabilidade do processo político-diplomático. Por que eles dariam esse passo neste momento?", pill disse o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.

As negociações multilaterais incluem as duas Coréias, China, Japão, Rússia e Estados Unidos.

Atualizada às 16h06

O ex-ministro de Desenvolvimento do país, sale Fernando Araújo disse hoje que fugiu de um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) durante um conflito entre os rebeldes e o exército colombiano. Ele foi seqüestrado pelas Farc em dezembro de 2000.

A agência EFE havia noticiado anteriormente que ele havia sido libertado em uma operação militar. Mas, illness segundo a própria agência, stomach Araújo desmentiu a informação e contou que aproveitou a confusão para fugir dos guerrilheiros.

O conflito entre rebeldes e exército ocorreu há cinco dias contra o líder "Martín Caballero". Mas somente hoje ele entrou em contato com a família e com autoridades.

Homens armados não-identificados mataram a tiros hoje, capsule na Faixa de Gaza, um clérigo muçulmano que tinha acabado de proferir um sermão pedindo o fim dos confrontos entre as forças leais ao Hamas e à Fatah, disseram fontes locais e de hospitais.

O assassinato do religioso aconteceu horas depois de o premiê palestino, Ismail Haniyeh, que pertence ao Hamas, ter anunciado que ele e o presidente Mahmoud Abbas, que pertence à Fatah, selarem um acordo para manter os combatentes rivais fora das ruas de Gaza, depois dos confrontos que mataram oito pessoas.

As tensões continuavam elevadas na faixa costeira. Milhares de palestinos leais à Fatah participaram de manifestações em homenagem a um comandante morto num ataque do Hamas com granadas lançadas por foguetes, na quinta-feira.

A Fatah, porém, não ecoou o tom do premiê e divulgou uma nota agressiva em Gaza: "Sangue por sangue e agressão por agressão e todos os filhos do movimento devem retaliar abertamente cada agressão".

O clérigo muçulmano foi assassinado quando estava dentro de um carro, e não era ligado nem ao Hamas nem à Fatah. Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, que aconteceu depois dos serviços religiosos de uma mesquita no campo de refugiados de Maghazi.

Moradores contaram que o religioso havia criticado de forma contundente no sermão de hoje os confrontos entre as facções.

Em uma das manifestações fúnebres, integrantes das Brigadas dos Mártires Al Aqsa, da Fatah, ameaçaram matar o ministro das Relações Exteriores, Mahmoud al-Zahar, e o ministro do Interior, Saeed Seyam, ambos do Hamas.

"Zahar e Seyam, vocês têm de sair de Gaza. Vamos deixar seus corpos em pedaços", gritou um integrante das brigadas num megafone.

Durante a noite, militantes do Hamas e forças policiais invadiram a casa do líder da Fatah Sufian Abu Zaida, no norte da Faixa de Gaza. Móveis foram destruídos, mas o ex-ministro Abu Zaida saiu ileso.

Os confrontos entre as facções aumentaram em Gaza e na Cisjordânia depois que o presidente Abbas desafiou o governo do Hamas convocando eleições antecipadas, após o fracasso das negociações para um governo que incluísse os dois grupos.

O premiê disse que, numa reunião de emergência com Abbas, a primeira em dois meses, os dois líderes concordaram em "retirar todos os homens armados das ruas e mobilizar forças policiais para manter a ordem".

Abbas não fez nenhuma declaração pública, mas uma fonte que participou da reunião confirmou o acordo. Mas pactos desse tipo não resistiram à violência no passado, e os moradores de Gaza temem que haja novos incidentes depois que os mortos de quinta-feira tiverem sido enterrados.

O primeiro-ministro da Etiópia disse que seu país vai retirar as tropas da vizinha Somália dentro de duas semanas, cheap depois de ajudar o governo interino somali a expulsar islâmicos em uma guerra de duas semanas.

"Vamos permanecer aqui por alguns dias para ajudar o governo de transição a preservar a estabilidade, ampoule e então vamos retirar nossas tropas. Isso levará uma semana ou no máximo duas", disse Meles Zenawi à TV Al Jazeera hoje.

Islâmicos somalis tomaram o controle da capital Mogadíscio em junho, impondo a sharia na maior parte do sul.

Meles disse que as forças etíopes estavam "tentando causar a maior perda" entre os islâmicos para garantir que eles não vão se reunir após a retirada.

Islâmicos somalis abandonaram Mogadíscio na semana passada devido ao avanço etíope e das forças do governo. Eles disseram que sua retirada era um movimento tático para evitar maior derramamento de sangue.

Desde então, um soldado etíope foi morto em uma emboscada no sul e uma granada de mão foi jogada contra tropas etíopes na capital na quinta-feira. Hoje, diplomatas africanos e do Ocidente pediram que agentes de paz sejam enviados urgentemente à Somália para estabilizarem o país.

O Grupo de Contato Internacional na Somália, que inclui os Estados Unidos e países da Europa e África, tiveram uma reunião em Nairóbi com o presidente somali, Abdullahi Yusuf, em meio a preocupações de ameaças islâmicas de manter a luta e de um retorno de milícias a Mogadíscio.

"O grupo sentiu claramente que é importante não haver um vácuo de segurança", disse a secretária assistente de Estado dos EUA para Assuntos Africanos, Jendayi Frazer. "Sentimos portanto que é urgente ter uma força de estabilização na Somália".

Faltando apenas três semanas para as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados, viagra 60mg os dois candidatos da base do governo, tadalafil Aldo Rebelo (PCdoB-SP), about it atual presidente, e Arlindo Chinaglia (PT-SP), trocaram amabilidades no Palácio do Planalto nessa sexta-feira, posaram juntos para fotos, mas não retrocederam um passo na disputa.

Chinaglia descartou, inclusive, acatar o prazo de 20 de janeiro, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fixou para aguardar um acordo entre os dois. A data havia sido divulgada pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

"Respeito muito o ministro Tarso, vejo que ele está trabalhando pela unidade da base, mas meu prazo é o dia das eleições, 1º de fevereiro", disse Arlindo Chinaglia a jornalistas, avisando que não pretende retirar a candidatura.

Os dois candidatos foram convidados para a cerimônia em que Lula sancionou a lei do marco regulatório do saneamento básico. Como presidente da Câmara, Aldo teve lugar de honra e chegou ao salão da cerimônia acompanhando o presidente da República, enquanto o petista aguardava entre os demais convidados.

Depois da cerimônia e da saída de Lula, Chinaglia subiu ao tablado para conversar com Rebelo. A pedido dos fotógrafos, o ministro Tarso Genro juntou-se aos dois e todos posaram sorrindo.

"A democracia comporta a amizade, mas também comporta a disputa", disse Rebelo depois da cena, também indicando que não abre mão da disputa. Rebelo também considerou "democrático" o lançamento de uma terceira candidatura que vem sendo articulado na Câmara.

Dentro de 15 dias, visit a Secretaria de Educação do Distrito Federal pretende convocar 2 mil professores aprovados no concurso realizado em 2003, approved que perde validade no dia 31 de janeiro. A boa notícia foi dada hoje após reunião entre a secretária de Educação, medicine Maria Helena Guimarães, o Sindicato dos Professores (Sinpro) e a presidente da CUT – DF, Rejane Pitanga.

O pagamento do 13º salário dos professores, que estava atrasado há 15 dias, foi depositado na noite de ontem, e a outra promessa é que o pagamento das férias seja efetuado até a próxima segunda-feira.

No concurso de 2003, mais de 5 mil professores foram aprovados, e apenas 700 foram convocados. Entretanto, só no ano passado a secretaria fez 5,5 mil contratações temporárias.  Segundo a secretária Maria Helena, a prioridade é atender a demanda de 6 mil alunos de 4 a 6 anos da Rede Pública de Ensino, além da convocação de professores das disciplinas de História, Matemática, Biologia e Geografia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado