A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) entregou, nesta quarta-feira (14), 1.427 cartões sociais para famílias de São Sebastião. Cerca de 1,3 mil benefícios foram renovados e o restante fazem parte de um novo cadastro feito pelo governo para reforçar a renda e garantir o sustento de pessoas carentes do DF.
Entre os benefícios estão o cartão Vida Melhor (1.342) e o Pão e Leite (85). Além disso, 391 famílias foram contempladas pelo programa de isenção de tarifas, que arca com o pagamento do consumo de até 15 m³ de água.
A secretaria Eliana Pedrosa lembrou que os inscritos têm até o dia 25 de outubro para cadastrar a senha dos cartões. O processo pode ser feito em qualquer agência do Banco Regional de Brasília (BRB). O dinheiro poderá ser sacado a partir do próximo mês. Ela também pediu que as famílias verifiquem o valor do auxílio e, caso haja algum erro, dirijam-se até o Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS).
Tem direito ao cartão quem ganha até meio salário mínimo por mês, mora há mais de cinco anos no DF e tem filhos matriculados na rede pública de ensino. O valor do cartão Vida Melhor varia de acordo com o número de filhos de cada família. Quem tem uma criança recebe R$ 130. Aqueles que possuem dois filhos ganham R$ 150. A partir de três crianças, o valor é de R$ 180.
Já o cartão Pão e Leite ajuda as famílias com dois pães e um litro de leite para cada filho com até sete anos de idade, todos os dias. O programa também é direcionado para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.
O governador José Roberto Arruda pediu que as famílias usem o benefício de maneira correta e aproveitem a oportunidade para investir e estimular a educação dos filhos. “Com esse dinheiro vocês poderão ficar tranquilos e oferecer uma boa alimentação para todos de casa”, destacou.
Vida Melhor
Cleusita Rodrigues Moereira, 38, é mãe de dois filhos e trabalha como diarista, sem renda fixa. O marido é pedreiro e também não possui carteira assinada. Ele reforça o orçamento de casa fazendo trabalhos esporádicos. Às vezes, a família fica meses sem ter como cobrir as despesas essenciais e até falta comida na mesa.
Agora, com o benefício de R$ 150, eles terão mais segurança e a certeza de que a alimentação está garantida. “Está sendo um alívio saber que vamos ter uma ajuda certa para poder criar nossas crianças. Nossas preocupações diminuíram pela metade”, comemorou a mãe de família.
Ao todo, o GDF investe cerca de 1,33 milhões por mês nesses programas na cidade de São Sebastião – um total de 7.326 famílias assistidas. Em todo o DF já passam de 130 mil o número de benefícios concedidos, somando cerca de 130 milhões por mês. O governo federal também participa com aproximadamente R$ 6 milhões mensalmente.