Menu
Brasília

Secretaria da Mulher realiza campanha para os #16diasdeativismo

Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres é nesta segunda-feira (25)

Redação Jornal de Brasília

24/11/2019 13h09

#16diasdeativismo

Seguindo orientações da campanha mundial, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal desenvolveu peças publicitárias para dialogar com a sociedade sobre os diversos tipos de violência. Durante o processo de criação, foram suscitados debates apresentados cotidianamente no atendimento às mulheres acolhidas pelos equipamentos públicos da Secretária da Mulher.

A campanha INFORMAÇÃO É TRANSFORMAÇÃO está sendo executada nos meios de comunicação digital desde o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e amanhã, Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres, inicia-se a contagem dos 16 dias de ativismo. A atividade será encerrada em 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Para a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, informar a população é mais do que uma obrigação do Estado, é um instrumento importante para salvar vidas. “Estamos observando o aumento nas denúncias de violências contra a mulher e analisamos que um dos fatos do crescimento desses números se dá por conta das campanhas publicitárias, das informações veiculadas na imprensa e da insistência de ações do governo para divulgação da importância da denúncia. Mesmo assim, observamos na última pesquisa realizada pela SSP que mais de 70% das vítimas de feminicídio não procuraram nenhum equipamento do GDF para acolhimento ou denúncia das violências e agressões. Isso é grave e, portanto, cada vez mais necessário informar para transformar o futuro das mulheres do DF”, afirmou.

O Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher foi designado oficialmente em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida para homenagear as irmãs Pátria, Maria Teresa e Minerva Maribal que foram torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo. As irmãs eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por soluções para problemas sociais.

A Consultora de qualidade de vida, Ana Ceolin da Silva, conheceu a campanha pelas redes sociais e gravou um vídeo falando da importância de ações como essa. “Há 6 anos eu atuo diretamente com mulheres de todas as esferas sociais e o que eu mais percebo é a falta de informação sobre os processos que envolvem a violência contra a mulher. Por isso, eu achei incrível a iniciativa da Secretaria da Mulher do DF de mobilizar a sociedade nessa campanha e trazer informações importantes e pertinentes para ajudar as mulheres a saírem desse estado de vulnerabilidade emocional, social, física e econômica”, declarou.

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal atua em diversas frentes e oferece equipamentos que acolhem a mulher em situação de violência doméstica, seus filhos e os autores de violência.

Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Ceam

Espaço de acolhimento e atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico. O acesso ao serviço independe de qualquer tipo de atendimento prévio. Funciona em três unidades: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia e Planaltina.

Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds)

Atendimento psicossocial voltado para vítimas e autores de violência.
Existem nove Núcleos: Brazlândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho e no Plano Piloto.

Casa Abrigo

É um espaço de garantia de defesa e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, em risco de morte, e de seus dependentes. Oferece atendimento psicológico, jurídico, pedagógico e de assistência social.

Casa da Mulher Brasileira

Fechada para reforma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado