Cuidador de animais, marcenaria verde, loja virtual de alimentos orgânicos, startup de jogos. Esses e outros ramos de negócios estão entre as 50 oportunidades apontadas pelo Sebrae no DF como segmentos que têm potencial para crescer. As informações foram anunciadas nesta terça-feira, 13, durante o lançamento da Feira do Empreendedor 2013, que ocorreu no auditório da instituição, no SIA. O evento antecipou aos empresários e empreendedores o que eles vão encontrar na próxima edição da Feira, que começa no dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Além das 50 oportunidades, a programação da Feira do Empreendedor também foi detalhada. No total, são 281 atividades na Feira do Empreendedor, sendo 25 oficinas e 244 palestras, que incluem especialistas de renome em diversos temas, como a consultora de moda Glória Kalil, o especialista em franquias Marcus Rizzo, o fundador e presidente da rede Habib’s, Alberto Saraiva, e o jornalista Paulo Henrique Amorim. A estimativa do Sebrae no DF é de que 4.000 empresários passem pelas capacitações.
“A Feira do Empreendedor ocorre em diversos estados brasileiros. Em Brasília, o evento mostra o potencial dos nossos empresários e microempreendedores individuais. O crescimento dos pequenos negócios desmistifica a ideia de que a capital federal é apenas política. Temos aqui produtores rurais contemplados com o prêmio de melhor mel do País. Somos auto-suficientes na produção de carne suína, não precisamos trazer de fora para consumirmos”, detalha o superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir de Oliveira.
Ele explicou ainda que a cidade apresenta o segundo melhor índice de sobrevivência de empresas de todo o Brasil. “De cada 10 empresas abertas na cidade, oito sobrevivem ao mercado, o que revela o perfil empreendedor da região”. Antônio Valdir também ressaltou que mais de 10 mil pessoas devem passar pela Feira do Empreendedor este ano. Outro dado revelado foi o número de inscrições para as capacitações. “A quase uma semana da Feira, já temos 4.400 inscrições feitas pela internet”.
Oportunidades: foco na sustentabilidade e na inovação
Das 50 oportunidades identificadas pelo estudo do Sebrae no DF, 25 são inovadoras. O estudo foi iniciado em fevereiro. Para chegar a cada uma delas, a instituição reuniu os atrativos do mercado e disponibiliza, durante os quatro dias de evento, informações e conhecimento para que o visitante possa melhorar, expandir e inovar o negócio. Além disso, as oportunidades apresentam ao empreendedor as vantagens de aderir à sustentabilidade.
Parceiros da Feira do Empreendedor
O lançamento da Feira em 2013 contou com a presença de representantes de parceiros e patrocinadores do evento. Participaram da solenidade o secretário de Turismo do DF, Geraldo Lima, o presidente da Fecomércio/DF, Adelmir Santana, o presidente da FACIDF, Francisco de Assis, o gestor do segmento de pessoa jurídica da Vivo, Cláudio de Jesus, o superintendente de Desenvolvimento do BRB, Alino de Queiroz, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Elício Lima, o superintendente regional do Banco do Brasil, Pedro Paulo da Silva, além de representantes de associações comerciais de todo o DF e dos diretores do Sebrae no DF Maria Eulalia Franco e Rodrigo de Oliveira Sá.
Sobre a Feira do Empreendedor 2013
Com a campanha “Feira do Empreendedor, faça seu negócio girar” o evento tem como um dos objetivos fomentar a competitividade de produtores rurais, potenciais empresários (pessoas que possuem negócio próprio, não formalizado) microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas. Toda a programação e mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2013 estão disponíveis no site www.feiradoempreendedordf.com.br.
Data: de 21 a 24 de agosto
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Horário: das 10h às 20h
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Informações sobre a programação no www.feiradoempreendedordf.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.