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Brasília

Saúde cria manual para melhorar a distribuição de profissionais em unidades

O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente, evitando a sobrecarga de equipes em algumas unidades e a ociosidade em outras

Redação Jornal de Brasília

11/03/2025 18h01

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Secretaria de Saúde conta atualmente com mais de 32 mil servidores em cerca de 300 unidades espalhadas pelo DF | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde (SES-DF) lançou uma nova edição do Manual de Parâmetros para o Dimensionamento da Força de Trabalho, que estabelece critérios para a distribuição de profissionais nas unidades de saúde. O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente, evitando a sobrecarga de equipes em algumas unidades e a ociosidade em outras.

Atualmente, a SES-DF conta com mais de 32 mil servidores em cerca de 200 unidades de saúde. Com o novo manual, será possível definir a quantidade ideal de profissionais em cada local, considerando o tipo de atendimento, a demanda da população e a complexidade dos serviços prestados.

O documento atualiza diretrizes estabelecidas em 2018 e inclui melhorias, como a definição do Índice de Segurança Técnica, que determina a necessidade de uma equipe reserva para cobrir ausências programadas, como férias e afastamentos para capacitação. Dependendo da unidade, será necessário manter entre 19% e 22% a mais de profissionais para evitar desassistência.

Para o subsecretário de Gestão de Pessoas da SES-DF, João Eudes Filho, a iniciativa é essencial para aprimorar a qualidade do atendimento. “Com um dimensionamento mais preciso da força de trabalho, conseguimos garantir um serviço mais eficiente e atender melhor a população”, afirma.

Carreiras da Secretaria de Saúde são contempladas no manual | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES-DF, Mabelle Roque, destacou que o manual considera realidades específicas, como unidades localizadas em áreas rurais, onde o atendimento pode ter características diferentes. “O dimensionamento é baseado em parâmetros objetivos, como tipo de serviço, carga horária, complexidade dos atendimentos e capacidade das unidades de saúde. Esses critérios possibilitam a definição de diretrizes assertivas para a força de trabalho, contribuindo para a melhoria da assistência”, detalha.

Além de melhorar a organização das equipes, o manual também servirá de referência para planejamento de concursos públicos, novas contratações e criação de unidades de saúde. Ele abrange todos os níveis de atendimento, incluindo hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades básicas de saúde (UBSs), centros de atenção psicossocial (CAPs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

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