O brasileiro Samuel Lopes bem que tentou, mas não conseguiu faturar medalhas na disputa da carabina deitado dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. No tiro de desempate, ele acabou sendo superado pelo canadense Gale Stewart por 1,9 pontos e terminou na quarta colocação da disputa. O ouro e a prata ficaram com os norte-americanos Thomas Tamas e Michael McPhail, respectivamente.
A colocação da fase final repetiu o desempenho dos quatro na etapa classificatória. O outro brasileiro na disputa, Luiz Bork, acabou na 14ª colocação geral da eliminatória e não conseguiu vaga na decisão por medalhas.
A briga pelo bronze foi disputada. Stewart levava vantagem sobre Lopes até o último tiro da competição. No entanto, o atirador nacional reagiu e forçou a disputa do ‘vida ou morte’. O canadense, porém, marcou 10,2 pontos no desempate contra 8,3 do brasileiro e assegurou presença no terceiro degrau do pódio.
Na briga pelas duas primeiras colocações Tamas conseguiu 703 pontos, enquanto McPhail ficou com 699,9. Como o dono do ouro já havia garantido anteriormente participação nos Jogos de Pequim-2008, a vaga olímpica ficou com o segundo colocado.